A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018

21/06/2017 13:27

Coordenador ambiental alerta sobre incêndios florestais no inverno em MS

Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros diz que MS lidera ranking nacional de focos de incêndios florestais

Leonardo Rocha
Tenente-coronel, Waldemir Moreira, usou a tribuna da Assembleia para falar sobre o tema (Foto: Victor Chileno/ALMS)Tenente-coronel, Waldemir Moreira, usou a tribuna da Assembleia para falar sobre o tema (Foto: Victor Chileno/ALMS)

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Waldemir Moreira, que também chefia o Centro de Proteção Ambiental, revelou que Mato Grosso do Sul lidera o ranking de estados, com mais focos de incêndios florestais em todo Brasil, sendo que a situação se agrava, durante o inverno.

Ele fez esta divulgação de dados, durante sessão na Assembleia Legislativa. "Em Corumbá, Porto Murtinho e em toda a região pantaneira, registramos índices alarmantes de focos de calor e incêndios, além de queimadas". Moreira fez questão de ressaltar que durante o inverno, a situação se agrava em função do tempo seco.

Ainda citou que durante o inverno, as condições climatológicas do bioma do Pantanal, favorecem os incêndios em vegetação, deixando as autoridades e Corpo de Bombeiros, sob alerta. "São 70 bombeiros distribuídos em 25 unidades, com uma viatura cada. Eles atendem a emergências nas áreas urbana e rural".

Moreira também lembrou que as queimadas ainda são utilizadas para renovar pastagens, o que pode gerar riscos, caso não seja feito o devido controle. Para este período de inverno, um comitê formado por diversas instituições montam estratégias e planejamento para diminuir os casos. "A primeira reunião será na próxima segunda-feira (26)".

Os deputados também contribuíram com o debate, ressaltando a importância da conscientização da população sobre os incêndios. "Além dos danos ao meio ambiente, verificamos em Corumbá, por exemplo, aumento expressivo dos casos de doenças respiratórias em crianças e idosos durante esse período", citou Amarildo Cruz (PT).



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions