ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Corregedor diz que "Tio Trutis" pode sofrer processo por quebra de decoro

Segundo o deputado federal do Pará, órgão da Câmara Federal age depois de ser provocado

Marta Ferreira | 12/11/2020 16:37
O corregedor da Câmara, Paulo Bergston, que conversou com o Campo Grande News sobre suspeitas contra o parlamentar Loester Trutis. (Foto: Divulgação)
O corregedor da Câmara, Paulo Bergston, que conversou com o Campo Grande News sobre suspeitas contra o parlamentar Loester Trutis. (Foto: Divulgação)

“Se a polícia terminar a investigação e provar, é passível sim de abertura de processo por quebra de decoro parlamentar”.

A frase é deputado federal Paulo Bengston, corregedor da Câmara Federal, ao comentar a situação do deputado federal Loester Carlos (PSL), mais conhecido como “Trutis”, que está preso em Campo Grande. Processos desse tipo podem render cassação do mandato.

Trutis é investigado em inquérito que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal) como suspeito de forjar atentado em fevereiro deste ano. Na época, declarou nas redes sociais que o carro dele foi alvejado na BR-060 e que revidou com tiros de pistola 380.

De lá para cá, vem cobrando investigações por parte da Polícia Federal. Hoje, acabou sendo alvo de busca e apreensão e preso por estar com arma sem registro. Conforme a reportagem apurou, é um modelo de uso restrito, configurando crime inafiançável.

O Campo Grande News levantou que o parlamentar vai ser submetido a exame de corpo de delito no Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal) e depois levado para ficar em presídio.

Procurado pela reportagem, Bergston disse que não havia sido informado ainda da situação, mas explicou como a Corregedoria age. Segundo ele, é preciso uma provocação.

Pode ser de um parlamentar, um partido ou mesmo da Justiça”, declarou.

Segundo Bergston, pelas informações relatadas, cabe para o caso a abertura de processo por quebra de decoro parlamentar, em se confirmando a suspeita de que Trutis fez uma armação para se fazer de vítima de atentado, ou ainda se houver determinação nesse sentido pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

O parlamentar, que antes era dono de lanchonete em Campo Grande, entrou para a política em 2018, na onda bolsonarista.  Foi eleito com 56 mil votos.

Nos siga no Google Notícias