ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

CPI analisa documentos para avaliar se preços estão irregulares

Leonardo Rocha | 04/02/2016 12:55
José Carlos Barbosas disse que intenção é avaliar os preços cobrados em cada processo, até chegar ao consumidor (Foto: Assessor/ALMS)
José Carlos Barbosas disse que intenção é avaliar os preços cobrados em cada processo, até chegar ao consumidor (Foto: Assessor/ALMS)

O deputado José Carlos Barbosa (PSB), presidente da CPI dos Combustíveis, afirmou que a investigação neste momento está focada no estudo de documentos, que foram requisitados junto a Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda) e representantes comerciais. A fase de depoimentos deve começar apenas no final de março.

O presidente ressaltou que estes documentos devem trazer informações sobre os preços cobrados em diferentes fases do processo. "Queremos saber quanto é cobrado nas refinarias, depois nas distribuidoras, até chegar nos postos. Vamos comparar os preços", disse ele. O parlamentar ainda quer analisar a cobrança dos fretes.

"Vamos avaliar o quanto é cobrado no frete de Paulínia a Campo Grande, assim como da Capital ao interior, para saber se faz tanta diferença assim no preço final que chega ao consumidor". Estes dados foram solicitados junto a Sefaz, que tem dados sobre este processo, assim como dos próprios representantes dos setores comerciais.

"São documentos fiscais que vão nos mostrar se a margem de lucro das empresas é justa ou se existe abuso junto ao consumidor. Existe a livre concorrência do mercado, porém se está acima do normal, os órgãos de controle podem intervir". Ele ainda citou uma rede de postos (combustível) em Brasília que teve que diminuir o preço, após decisão judicial.

Para a fase de depoimentos, o deputado destacou que vai ser útil apenas para retirar dúvidas e esclarecer fases deste processo, que podem estar sendo feitas de forma irregular. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) já declarou que espera os resultados desta CPI, para repensar sobre a redução da alíquota do diesel, que voltou a ficar em 17%.

Nos siga no Google Notícias