ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

CPI aprova relatório contra Bernal e relator denuncia ameaça de morte

Zemil Rocha e Jéssica Benitez | 19/09/2013 14:32
Relator Elizeu denunciou, ao final da reunião, ter sido ameaçado de morte (Foto: Cleber Gellio)
Relator Elizeu denunciou, ao final da reunião, ter sido ameaçado de morte (Foto: Cleber Gellio)

Como já era esperado, o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Calote, com graves denúncias de ilegalidades contra o prefeito Alcides Bernal (PP), acabou de ser aprovado por três votos a um. Votaram a favor os vereadores Elizeu Dionízio (PSL), relator da CPI, Otávio Trad (PT do B) e Chiquinho Telles (PSD). O único voto contra foi do líder do prefeito na Câmara, vereador Marcos Alex (PT).

Ao final dos trabalhos, que duraram quase cinco horas, o relator da CPI, Elizeu Dionízio denunciou que foi ameaçado de morte. “Nos últimos dias fui ameaçado de morte. Não sabe de onde, de quem partiu, mas pessoas me ameaçaram dizendo que iam parar de qualquer forma o trabalho da CPI”, declarou o vereador, que chegou a chamar o prefeito Alcides Bernal de “ladrão” e dizer que tinha como provar isso através do relatório que apresentou hoje.

Enfatizou, porém, que o trabalho da CPI teria a mesma consquência sendo outro o relator. “Quem nos colocou aqui foi Deus, se derrubar um, outro se levanta”, declarou Elizeu, que é evangélico.

Ainda no seu discurso final, o relator Elizeu Dionízio agradeceu o apoio de todos que o ajudaram a elaborar o relatório de 127 páginas e os confiaram o cargo a ele. “Embora um vereador tenha dito que eu sou pato novo, os outros vereadores confiaram em mim para ser relator da CPI”, destacou.

Já o líder do prefeito Marcos Alex (PT), ao qual Elizeu se referiu como o que o chamou de “pato novo”, criticou o relatório final. “O relatório pecou em determinadas informações crucias”, afirmou Alex. “Se eu votasse a favor desse relatório, estaria indo contra a democracia”, justificou seu voto contrário. “Esse relatório foi uma violência contra esta Casa, contra os órgãos e contra a democracia”, atacou.

Alex anunciou que pediu para ter acesso á ata da reunião de hoje da CPI do Calote a fim de tomar medidas cabíveis. Ontem, ele já havia ameaçado entrar na Justiça contra a CPI em razão de considerar que não teve tempo para avaliar o relatório final, sendo convocado ontem para a reunião de leitura e votação nesta quinta-feira.

O presidente da CPI do Calote, Paulo Siufi (PMDB), também se manifestou no final dos trabalhos, agradecendo o apoio de todos. “Foi um orgulho para mim ter sido presidente desta CPI”, afirmou ele.

Nos siga no Google Notícias