ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Política

CPI do Cimi aprova condução coercitiva de advogado que faltou em depoimento

Nyelder Rodrigues | 09/03/2016 19:46

Foi aprovada pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Cimi (Conselho Missionário Indigenista) a condução coercitiva do advogado Luiz Henrique Eloy para prestar à comissão montada pela Assembleia Legislativa. Com liminar que o concedia direito de não se pronunciar em depoimento marcado para hoje (9), Eloy não foi à reunião

De acordo com a presidente da CPI, a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), a condução coercitiva foi aprovada pois a decisão do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) apenas garantia a ele o direito ao silêncio na oitiva e não o direito de não comparecer à reunião. Outros três indígenas convocados não foram encontrados.

Em carta enviada à CPI, Eloy informou que havia conflito de interesses em seu depoimento, já que ele atua como advogado do Cimi desde 2012 e a oitiva poderia violar o sigilo profissional ao divulgar informações confidenciais do cliente.

Incitação - A CPI apura se o Cimi incita as invasões de propriedades rurais em Mato Grosso do Sul, suspeita confirmada pelo único ouvido hoje, o indígena Rubson Ferreira de Oliveira. Ele pediu para se pronunciar e apresentou um aúdio com o ex-vereador de Aquidauana, Percedino Rodrigues, sobre a compra de armas do Paraguai para entregar aos indígenas.

Rubson é da etnia Terena e que reside na Aldeia Bananal, em Aquidauana - município localizado a 135 km de Campo Grande -, e também acusou o Cimi de, além de incentivar, planejar e financiar as ocupações de terras em Mato Grosso do Sul. Armas, alimentação, carros, lonas e caminhões para transportes também são cedidos para apoio às ações.

Oitivas - A deputada Mara Caseiro informou que mais três nomes estão aprovados para a oitiva da próxima terça-feira (16). Devem ser ouvidos o presidente nacional do Cimi, Dom Roque Paloschi, o coordenador regional do órgão, Flávio Vicente Machado, e o vereador de Sidrolândia, Cledinaldo Cotócio.

Nos siga no Google Notícias