ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Crianças poderão usar nome dos pais antes de concluir adoção

Proposta foi apresentada na Assembleia e deve ser votada em plenário pelos deputados

Leonardo Rocha | 17/04/2018 13:11
Deputados Márcio Fernandes e Beto Pereira, autor do projeto, durante sessão (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados Márcio Fernandes e Beto Pereira, autor do projeto, durante sessão (Foto: Assessoria/ALMS)

O projeto do deputado Beto Pereira (PSDB) permite que as crianças que estão passando pelo processo de adoção, já estando sob guarda da família adotiva, possam mudar de nome ou utilizar o sobrenome da família nas escolas, em unidades de saúde, cultura e lazer, em Mato Grosso do Sul.

Esta alteração não será feita nos documentos pessoais de identificação, mas já utilizados nestas unidades voltadas a saúde e educação. “Quando as crianças passam a residir com os pais adotantes, nem sempre a destituição do poder familiar e a conclusão do processo de adoção ocorreram, e por vezes demora anos a concessão da guarda definitiva”, disse o deputado.

Ele destaca que se trata de um “processo delicado” e de difícil compreensão para as crianças. “ Pretendemos evitar também o constrangimento dos jovens que ainda não tiveram a adoção definitiva”, justifica o autor. Nestes órgãos deverão conter na ficha de identificação o “nome afetivo” em destaque, seguido do nome civil.

Esta proposta apresentada foi um pedido feito pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família.“Nos passaram relatos de pais e mães que vivem este problema até obterem a guarda definitiva, em especial, nos momentos de matrícula escolar ou consultas médicas”, pontuou.

O projeto segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votado em plenário pelos deputados. Caso caso seja aprovado e se torne lei estadual, após sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), passa a valer a partir do dia da publicação.

Nos siga no Google Notícias