ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Crime há um ano, stalking já acumula 304 processos na Justiça em MS

A comprovação do ato pode ocasionar reclusão, de seis meses a dois anos, e multa

Lucia Morel | 20/04/2022 15:46
Um dos autores da lei que modificou o Código Penal é o deputado federal Fábio Trad (PSD). (Foto: Paulo Magalhães/Câmara dos Deputados)
Um dos autores da lei que modificou o Código Penal é o deputado federal Fábio Trad (PSD). (Foto: Paulo Magalhães/Câmara dos Deputados)

“Perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade” é crime há um ano.

A prática conhecida como stalking tem 304 ações ajuizadas em andamento no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, isso, um ano depois dessa atuação passar a ser considerada crime previsto no Código Penal.

Vale ressaltar que a comprovação do crime pode ocasionar reclusão, de seis meses a dois anos, e multa, além da pena ser aumentada em metade se for cometido contra criança, adolescente, idoso ou mulher por razões da condição de sexo feminino.

Um dos autores da lei que modificou o Código Penal é o deputado federal Fábio Trad (PSD), que junto com a senadora Leila Barros (PDT/DF), protagonizaram a alteração, aprovada em abril do ano passado.

“Até então havia uma subnotificação e uma demanda reprimida. O stalking era tratado como uma mera contravenção penal por perturbação da tranquilidade da vítima, que resultava quase sempre em impunidade”, disse o deputado.

Ele ressaltou que no período, 1,5 mil ações contra esse crime foram ajuizadas em todo Brasil, sendo que Mato Grosso do Sul é o segundo com mais casos judicializados no ranking nacional. “É preciso massificar o conhecimento da sociedade sobre essa lei, pois muitas pessoas vítimas de stalking não sabem como reagir e fazerem valer seus direitos legais”, concluiu.

Em números absolutos, segundo dados apurados em reportagem veiculada no início do mês pela Folha de S.Paulo, o TJMS empata com o tribunal de justiça do Rio de Janeiro (304) e fica atrás somente de Santa Catarina (325 ações), superando inclusive grandes estados, como o Rio Grande do Sul e Bahia (282), São Paulo (15) e Minas Gerais (2) no ajuizamento de ações contra stalking.

Nos siga no Google Notícias