ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Homem que perseguiu ex na Vila Margarida poderia ser enquadrado em novo crime

Desde abril, atitudes como a do ex-marido da vítima podem resultar em pena que varia de 6 meses a 2 anos

Liniker Ribeiro | 22/06/2021 18:33
Região onde perseguição a casal acabou em acidente, na Vila Margarida, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Região onde perseguição a casal acabou em acidente, na Vila Margarida, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

O homem que perseguiu a ex-esposa e chegou a atirar contra o veículo em que ela estava, na noite de ontem (21), na Vila Margarida, em Campo Grande, além de ser investigado por tentativa de feminicídio e tentativa de homicídio - por também atirar contra o atual companheiro da vítima -, poderia responder pela prática de “stalking”, ação que desde abril de 2020 passou a ser crime, no Brasil.

Porém, conforme informações da DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), por falta de representação por parte da vítima, o comportamento do homem que fugiu após colidir a SW4 que dirigia durante a perseguição ao veículo ocupado pelo casa não será enquadrado no novo crime.

“O novo tipo penal da perseguição depende de manifestação de vontade da vítima para que o imputado seja investigado e ela manifestou o desejo de não representar. Desta forma, as investigações seguirão em relação aos crimes contra a vida ocorridos contra uma mulher e seu atual companheiro”, esclarece nota divulgada pela delegacia responsável pelo caso.

A parte frontal do veículo ficou parcialmente destruída (Foto: Suzana Servian)
A parte frontal do veículo ficou parcialmente destruída (Foto: Suzana Servian)

Desde o dia 1º de abril, práticas como aparecer em locais que a vítima costuma frequentar, telefonar insistentemente, entregar presentes indesejáveis, deixas mensagens por SMS ou redes sociais, enviar cartas, podem ser caracterizadas como um stalking.

A pena para o crime de perseguição varia de 6 meses a dois anos de detenção e multa, mas se for comprovado que o crime foi cometido contra uma mulher, por razões da condição do sexo feminino, a pena pode aumentar para nove meses a três anos de prisão.

É o caso do que aconteceu, nesta segunda, na Capital. Segundo a delegada Sueli Araújo Lima Rocha, o motorista da SW4 e a vítima, de 37 anos, foram casados por 14 anos e há três meses estão em processo de separação. Na noite de ontem ele monitorava a casa da ex-mulher e viu ela em um carro com um homem, de 40 anos. “Enfurecido” ele começou a perseguir os dois pelo bairro.

No trajeto ele atirou contra o carro em que eles estavam. Para a polícia, a intenção do suspeito era matar o homem que acompanhava a ex-mulher. Um dos tiros chegou a acertar o banco do motorista, onde ele estava.  O homem continuou perseguindo o casal, até colidir a SW4 que dirigia em um Toyotta Corolla. Antes do socorro chegar, ele fugiu deixando o  carro para trás. Até o momento, o motorista não foi localizado.

Nos siga no Google Notícias