ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Política

Crises nos 100 dias de Bernal; há 8 anos, Nelsinho anunciava 45 obras

Zemil Rocha | 10/04/2013 15:40
Nos seus primeiros 100 dias, Nelsinho anunciava 45 obras na Capital (Foto: Arquivo)
Nos seus primeiros 100 dias, Nelsinho anunciava 45 obras na Capital (Foto: Arquivo)

Nestes primeiros 100 dias de governo, enquanto o prefeito Alcides Bernal (PP) coleciona acentuada queda de popularidade, crises políticas, críticas diárias na imprensa e devassa em seus atos financeiros pelo Ministério Público do Estado e Tribunal de Contas, há oito anos o chefe do Executivo da Capital, Nelsinho Trad (PMDB), comemorava a inauguração de 45 obras públicas, apesar de também não ter experiência administrativa.

Exatamente no dia 11 de abril de 2005, no começo de seu primeiro mandato à frente da Prefeitura de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB) reuniu o secretariado, fez uma avaliação dos primeiros 100 dias de administração e anunciou a inauguração de 45 obras. Entre os dias 14 de abril e 03 de junho, Nelsinho entregou 431 unidades habitacionais, a cobertura e o fechamento de 34 quadras de escolas, além de ampliação e reforma de unidades de saúde, escolas, rádio comunitária indígena e a Alameda que liga a Avenida Nelly Martins (Via Parque) ao bairro Coophafé.

As inaugurações começaram no dia 14 de abril com a entrega de duas salas de Telecentro para apoio à inclusão digital, social, capacitação e empreendedorismo, localizadas nas incubadoras de empresas Mário Covas e Giordano Neto.

Na reunião de trabalho com os secretários, que contou com a presença da então vice-prefeita Marisa Serrano (PSDB), hoje conselheira do Tribunal de Contas do Estado, e da presidente do Conselho Deliberativo do FAC, Antonieta Trad, o prefeito realizou um balanço dos primeiros três meses de trabalho.

Relembre abaixo os temas de notícias da administração de Nelsinho Trad nos primeiros 100 dias de governo:

REFORMA ADMINISTRATIVA

A Prefeitura implantou e estruturou as unidades administrativas criadas ou transformadas em função da Reforma Administrativa realizada pelo Prefeito Nelson Trad Filho. As mudanças visaram definir melhor e de forma mais clara atribuições e responsabilidades do Município em diferentes áreas.
As novas pastas são:

SEPLAC – Secretaria Municipal de Planejamento e Controladoria Geral, criada com a divisão da Secretaria de Planejamento e Finanças, distribuindo em pastas diferentes as atividades de arrecadação (receita) e de controladoria (despesa).
SATUR – Secretaria Municipal de Fomento ao Agronegócio, Indústria, Comércio, Turismo, Ciência e Tecnologia, reúne todas as ações de articulação e de incentivo ao setor produtivo.
SEMADES – Secretaria de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável, ganha evidência para assegurar sustentabilidade ao desenvolvimento municipal, interagindo com maior desenvoltura com as unidades similares nos âmbitos estadual e federal.
ADCG – Agência de Desenvolvimento de Campo Grande é a encarregada principal de atrair e incentivar o desenvolvimento econômico, notadamente para fortalecer o parque industrial do Município.
FUNESP – A Fundação Municipal do Esporte foi desdobrada da antiga Funcesp, valorizando com a autonomia administrativa as ações de esporte e de cultura (Fundac).
COORDENADORIA DE POLÍTICAS PARA A MULHER - Foi criada para lutar pelos direitos femininos no âmbito municipal, realizando a articulação das atividades que envolvem a mulher dentre as diversas Secretarias e organismos municipais. O prefeito Nelson Trad Filho criou a “Semana Municipal da Mulher”, de forma que as comemorações do Dia Internacional da Mulher estendam-se até o dia 8.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

A administração municipal e as Secretarias estão construindo conjuntamente o planejamento estratégico da gestão Nelson Trad Filho. Com isso, define-se as metas de cada unidade administrativa, de forma que possam ser feitas avaliações periódicas, atualização de objetivos e cobrança de resultados.
Integra este esforço de busca de qualidade dos serviços públicos, o oferecimento de cursos de capacitação/aperfeiçoamento dos servidores municipais, nas áreas de: Informática, Licitação e contratos públicos, Oratória e técnica vocal, Redação oficial, Leitura dinâmica e memorização.

INTERVENÇÃO NA SANTA CASA

No primeiro mês da gestão, as atenções do prefeito Nelson Trad Filho estiveram voltadas para a reabertura e o funcionamento da Santa Casa de Campo Grande. Na virada do ano, o hospital fechou suas portas, interrompendo o atendimento à população. No dia 14 de janeiro, em parceria com o Governo do Estado e o Ministério da Saúde, o prefeito Nelson Trad Filho decretou a intervenção, designando o secretário municipal de Saúde como gestor do hospital.
A gestão compartilhada, vem normalizando gradualmente o atendimento no hospital, à medida que problemas financeiros vão sendo equacionados – como o abastecimento e a normalização do pagamento dos médicos e enfermeiros.

SLOGAN NOVO

Ao definir o slogan da atual gestão “Campo Grande é a Gente que Faz”, o prefeito Nelson Trad Filho evidenciou que parcerias, trabalho conjunto, soma de forças e divisão de responsabilidades serão instrumentos usados de forma rotineira na relação entre o poder público e a sociedade.

Subvenções sociais – Na área social, a Prefeitura firmou convênios para 2005 no valor total de R$ 2.630.429,82, atendendo 73 organizações filantrópicas não-governamentais que prestam serviços de natureza assistencial para mais de 15.000 pessoas.

Propam - 101 parceiros privados renovaram os convênios do Programa de Parceria Municipal (Propam), reafirmando o compromisso de manter praças, áreas verdes e rotatórias. Escolas, empresas, cooperativas, associações comunitárias e de serviços participam do Programa.

Preservação Ambiental – A Prefeitura fechou parcerias com a Universidade Federal de MS (UFMS) e o Ibama para revitalizar o Lago do Amor e monitorar as águas dos córregos Cabaça e Bandeira; e com o Estado de MS para a preservação do Parque Estadual Mata do Segredo.

67ª Expogrande – Considerando a importância econômica do evento agropecuário, um dos maiores do Brasil, o prefeito Nelson Trad Filho não só determinou a montagem de stand da Prefeitura no Parque de Exposições, como despachou no Parque para onde transferiu o expediente da SATUR (Secretaria Municipal de Fomento ao Agronegócio, Indústria, Comércio, Turismo, Ciência e Tecnologia) e da Agência de Desenvolvimento (ADCG). A Prefeitura capacitou motoristas de táxi, moto-taxi e ônibus para o bom atendimento ao turista e aos demais visitantes.

ENTREGA DE UNIFORMES E MATERIAL DIDÁTICO

Todos os alunos das escolas municipais e dos centros de educação infantil receberam uniforme completo da Prefeitura. O prefeito Nelson Trad Filho visitou a maioria das escolas e Ceinfs entregando duas camisetas, uma calça, uma mochila e um par de tênis para cada estudante.
Os alunos também receberam o material didático básico, em kits formatados de acordo com as necessidades de casa série.

Quadras – o prefeito já inaugurou quadras cobertas nas escolas municipais Padre Tomaz Ghirardelli e Imaculada Conceição. Também entregou a cobertura e o fechamento da quadra da Escola Municipal Geraldo Castelo.
Nos meses de abril e maio, o prefeito entrega a cobertura e fechamento de mais 34 quadras de escolas. As obras aumentam o tempo de uso dos espaços para atividades esportivas e prática de educação física, completando a formação integral dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

MANUTENÇÃO DA CIDADE

O prefeito Nelson Trad Filho reforçou os trabalhos de limpeza, manutenção e conservação da cidade com uma força-tarefa composta por 800 homens e 106 equipamentos rodoviários – caminhões, patrolas, rolos compactadores e pás-carregadeiras. Com investimento mensal de R$ 2,5 milhões, as equipes executarão serviços de capina, limpeza, recolhimento de entulho, recuperação de ruas asfaltadas e sem asfalto em toda aérea urbana de Campo Grande.
Iluminação pública – Além da reposição de lâmpadas queimadas e troca de relés, a administração municipal já instalou este ano 497 novas luminárias completas nos bairros Zé Pereira (201), Bosque da Esperança (51) e Caiobá II (245).

MUNICÍPIO DINÂMICO

Nelsinho Trad recebeu o prêmio nacional “Os municípios mais dinâmicos do Brasil”, organizado pelo jornal Gazeta Mercantil. A Capital foi a cidade que mais cresceu em Mato Grosso do Sul em 2004, comparativamente a 2003, em termos econômico-financeiros e, também, no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
A população de Campo Grande foi multiplicada por quase cinco vezes entre os censos de 1970 e 2000, atingindo 705.975 habitantes em julho de 2003.

ÁRVORES CENTENÁRIAS

A Prefeitura de Campo Grande iniciou o Projeto “Árvores Centenárias”, que tem como objetivo executar ações de manejo visando a manutenção e a recuperação das árvores prejudicadas pelas ações do tempo, como também podas realizadas sem os devidos critérios. O projeto envolve 86 árvores, sendo 50 da espécie “Ingá” e 36 exemplares de “Fícus Retusa, localizadas nos canteiros das avenidas Afonso Pena e Mato Grosso. “A ação é importante e necessária para o resgate das árvores centenárias da Capital evitando, assim, acidentes e resgatando os patrimônios históricos de Campo Grande”, afirma o prefeito.

TARIFA CONGELADA

Uma das principais ações do prefeito Nelson Trad Filho na área de transporte foi o congelamento do preço do passe de ônibus até o final do primeiro semestre (o reajuste da tarifa deveria ser efetuado em março).
O prefeito extinguiu o Passeio Livre no último domingo de cada mês, uma vez que o alto índice de violência e vandalismo, nos coletivos e terminais de transbordo, estava comprometendo a segurança dos usuários, desvirtuando totalmente o benefício. O prefeito garantiu o Passe do Estudante que já beneficia 64.000 alunos.

PROJETO INTEGRADO IMBIRUSSU-SERRADINHO

O prefeito Nelsinho Trad já discutiu com a comunidade e inicia nas próximas semanas o Projeto Imbirussu-Serradinho que prevê a construção de 850 novas casas no Jardim Aeroporto, em área urbanizada, liberando a margem dos córregos para o aproveitamento de parques lineares, avenidas, ciclovias e áreas de lazer.
A primeira etapa do Imbirussu-Serradinho compreende ainda a pavimentação da linha de ônibus, a construção de um centro comunitário e de um Centro de Educação Infantil (Ceinf).

HABITAÇÃO

Estão prontas 481 unidades habitacionais, onde vão morar 2.170 pessoas:
• 50 unidades habitacionais do Residencial Vitória I já foram entregues;
• 231 unidades do Residencial Radialista serão entregues no próximo dia 29/04;
• 200 unidades do Residencial Cedrinho têm inauguração prevista para 21/05;

SANEAMENTO BÁSICO

No começo do primeiro mandato de Nelsinho Trad estavam em execução as obras do sistema de esgoto sanitário em diversos bairros. No Monte Carlo, Giocondo Orsi, Autonomista, Santa Fé e Chácara Cachoeira estão sendo investidos mais de R$ 3 milhões de reais na implantação de 29.000 metros de extensão de rede coletora de esgoto e 2.750 ligações domiciliares.
A região das Moreninhas estava recebendo 44.886 metros de rede coletora, com a implantação de 6.500 ligações domiciliares Nos bairros Jóquei Clube, Piratininga e Ipiranga são 24.027 metros de rede com 3.003 ligações domiciliares. Também estavam em andamento obras nos bairros do Complexo Vila Margarida, nos residenciais Abaeté/Alphaville, localizados na região do bairro Nova Bahia e Pedras Preciosas, localizado próximo ao bairro Aero Rancho.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Atrair investimentos, valorizar o empreendedor local e capacitar os trabalhadores para ocupar as vagas abertas no mercado local, são compromissos renovados diariamente pela gestão Nelson Trad Filho.

Prodes – O Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande garantiu este ano benefícios para oito empresas que, juntas, vão gerar 1.800 empregos diretos e indiretos:
1) Em sete anos, a siderúrgica Sideruna vai investir R$ 200 milhões e criar pelo menos 750 novos empregos diretos e indiretos, além de movimentar 10.000 t/mês de aço;
2) Divino Sapore – vai ampliar a produção atual de 130 t/mês de chocolates hidrogenados para 3.000 t. contratando 200 novos funcionários;
3) A empresa BMZ Couros ampliará suas atividades criando mais 100 empregos diretos na área de couros semi-acabados e West-Blue;
4) A Porto-alegrense Alimentos se instalará no Pólo Industrial Paulo Coelho Machado, onde vai fabricar pães e derivados, gerando inicialmente 20 empregos diretos.
5) A empresa “Vó Ermínia Ltda” será implantada no Pólo Empresarial Norte e vai industrializar e comercializar produtos alimentícios em conserva, gerando 25 novos empregos diretos;
6) A “Globo Design” também vai para o Pólo Empresarial Norte, onde contratará mais 40 trabalhadores para atuarem no ramo de criação, confecção artesanal e industrialização de objetos de madeira e pewter (alumínio reciclado);
7) A “Indústria de Materiais Plásticos Santa Maria” vai construir uma nova unidade no Pólo Empresarial Norte, onde ampliará suas atividades, de comércio de materiais e embalagens de plásticos e de papelão, empregando mais 15 novos trabalhadores.
8) A “Arte técnica indústria Ltda”, fabricante e tanques e bebedouros para animais vai investir e gerar mais de 12 empregos diretos.

Qualificação profissional – A Fundação Social do Trabalho (Funsat) está acompanhando todas as necessidades de formação de mão-de-obra do mercado: este ano já foram entregues 243 certificados dos cursos de solda mig e costura industrial; outros 319 trabalhadores estão sendo qualificados e especializados para atender a demanda dos setores metal-mecânico, químico e vestuário.

Incubadoras – A Agência de Desenvolvimento Econômico de Campo Grande promoveu eventos direcionados ao aperfeiçoamento das incubadoras de empresas dos bairros Estrela Dalva, Zé Pereira e Santa Emília, através da permissão de uso das empresas selecionadas.

VIA MORENA

Está em fase de licitação a primeira etapa do projeto de revitalização do antigo corredor ferroviário urbano (Via Morena), que vai da Avenida Costa e Silva até o Mercado Municipal, no centro.
A Via Morena abre um novo corredor de transporte, tornando mais seguro e mais rápido o acesso dos trabalhadores ao centro. A Via terá grandes canteiros centrais, pistas para pedestres e ciclovias.

Nos siga no Google Notícias