A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

10/04/2013 08:38

Vereadores vêem "cidade mais escura" sob o comando de Bernal

Jéssica Benitez
Prefeito foi a Brasília e evita falar de 100 dias (Foto: Vanderlei Aparecido/Arquivo)Prefeito foi a Brasília e evita falar de 100 dias (Foto: Vanderlei Aparecido/Arquivo)

Na avaliação dos vereadores de Campo Grande, os 100 primeiros dias de administração progressista só levam o termo “progresso” no nome da sigla partidária do prefeito Alcides Bernal (PP). Termos como “cidade cinzenta” ou “cidade escura” foram utilizados pelos edis para definir como está a Capital em apenas três meses de nova gestão.

Para o vereador Airton saraiva (DEM), até o momento, nada de relevante foi efetivamente feito por Campo Grande, com exceção do decreto emergencial para amenizar o surto de dengue. “As obras dos bairros estão paradas, sem maquinário, só o pessoal que corta mato está na rua. O recapeamento da Bandeira totalmente sem qualidade, ele está usando pessoal e material que se usa para tapar buraco e por isso está sem qualidade. Iluminação pública precária a cidade está no escuro. Para mim até agora só foi discurso”, sentenciou.

O democrata ressaltou que a morosidade adquirida pelo novo gestor é a grande vilã da administração. Saraiva relatou que conhece pessoas que atuam nas Secretarias Municipais e que muitos consideram Bernal centralizador. “Tem secretários que esperam seis, sete horas para conseguir falar com Bernal sobre apenas um assunto. Isso porque ninguém pode fazer nada sem que antes passe pelas mãos dele”, contou.

Conforme definiu Saraiva, o prefeito não confia nem mesmo na equipe que trabalha ao lado dele. “Ele tem que dar autonomia e confiança para depois cobrar resultados porque a cidade vive de boa administração feita por uma equipe. Mas com ele é “eu, eu,eu”. Não vi nada além do discurso. Os erros ele joga para os outros”, finalizou o democrata.

Estreante na Câmara Municipal, Chiquinho Telles (PSD) é mais categórico em sua avaliação dos primeiros 100 dias de administração progressista. “Parece 100 anos de gestão e sem nenhuma ação positiva. A cidade está triste, cheia de mato e cinzenta, cheia de buraco. Cidade sem rumo, sem organização. E isso não vai mudar porque ele quer guerra com o Legislativo”, opinou.

Na visão do vereador, a situação só tende a piorar e pode resultar na cassação do prefeito. “Saúde está um caos, Sedesc sem líder e perdendo investimentos. E tende a piorar, ele não mandou para a Câmara até agora nenhum projeto relevante. Acho que ele não chega nem aos seis meses. Será cassado, muitas coisas estão acontecendo e não podemos falar muito ainda”, disse.

O ex-presidente da Casa de Leis, Paulo Siufi (PMDB) é mais otimista. Para o vereador a cidade está, sim, desestabilizada, porém pode melhorar com o passar do tempo. “Até agora não vi progresso e algumas coisas boas da outra gestão foram deixadas de lado, eu não sei se por conta de briga partidária, mas quem perde com isso é a população. Acho que ainda é cedo para avaliar porque ele não tinha experiência como administrador ainda mais de uma cidade com mais de 800 mil habitantes”, explicou.

Com objetivo de exemplificar a situação vivida atualmente por Bernal, Siufi revelou que também teve dificuldades quando assumiu a presidência da Câmara. “Quando assumi o comando da Câmara Municipal também tive dificuldades. No entanto, Campo Grande não pode parar, algumas coisas não deveriam ter descontinuidade, pois causam grandes prejuízos. Quando ele apresentar balanço dos 111 dias, aliás, esse negócio de 111 dias é totalmente sem necessidade, pois o que se faz em 100 dias se faz em 111 dias, mas quando ele apresentar o balanço vamos observar o que está bom e o que está ruim”, antecipou.

Único representante do PDT na Casa, Paulo Pedra faz parte do time que considera ruim os 100 primeiros dias de gestão. “O Bernal está indo muito mal, é inexperiente e egocêntrico, não deixa de atacar o Legislativo. A gente tem que aguardar para ver, basta ele querer mudar, só depende dele isso. Mas para ficar bom tem que mudar 360 graus”, aconselhou.

Otimismo – Já a base aliada do prefeito está otimista. Para o líder do chefe do Executivo na Câmara, vereador Marcos Alex (PT), os primeiros três meses foram bons e Bernal se destacou no combate à dengue mesmo sendo novato na prefeitura. Além disso, o petista ressaltou que obras de reparação foram realizadas rapidamente, principalmente no que tange buracos decorrentes das fortes chuvas.

“Ele resolveu esse problemas de maneira célere. Outro ponto positivo é que não foi encontrado nenhum vestígio de atos corruptos, nada que se encaixe em improbidade administrativa. Com certeza esse é um governo transparente, honesto, que tem preocupação com a população. Dou nota 8 para este começo de gestão”, avaliou.

Vereador e companheiro inseparável de Bernal durante a campanha eleitoral do ano passado, Cazuza (PP), aderiu ao mesmo discurso do prefeito para justificar possíveis erros. “As pessoas de pautam pelos jornais e não sabem o que ocorre de verdade porque não mostram o que ele está fazendo. Esses 100 primeiros dias foram bons e vai melhorar ainda mais”, resumiu.

Ambos os vereadores disseram que ao completar 111 dias de administração, o gestor apresentará pacote de obras que irá alavancar seu governo. Os detalhes, porém, não foram revelados. “Com o lançamento deste pacote de obras o governo vai ficar mais próximo da sociedade”, concluiu Marcos Alex.



Realmente, sou ligado a arborização da nossa cidade, na adm anterior as rua e avenidas, beiras dos córregos tinha uma limpeza (roçada) frequente, na atual gestão a cidade está
mais suja. Não vejo as roçadas, capinação nas ruas. Muito triste. Mas vamos torcer para que
o nosso prefeito Bernal se ajuste. Tenho a impressão que é porque começo de gestão.
 
Sinval Rodrigues em 10/04/2013 14:44:32
Penso que o Prefeito de Campo Grande vem agindo como um verdadeiro porta-voz do povo . Ao falar simples e dizer a verdade de maneira sincera que incomoda muitos. Há autoridades metidas a " sangue azul", não tendo interesse em resolver os problemas da cidade, sendo que essas autoridades se escondem atrás de um mandato maldito da burocracia para postergarem as soluções da adminstração municipal.
 
Katia Pereira em 10/04/2013 11:03:08
Pois é, moro no bairro São Conrado ... já tm dias que uma parte da rua da minha casa está sem iluminação pública ... já tm dias que não cortam o mato que faz margem ao córrego Buriti Lagoa ... já tm dias que a sinalização de trânsito da rua Praia Grande está invisível (a sinalização está precária desde a administração passada). E assim vai.
 
GEYSA RODRIGUES DA COSTA em 10/04/2013 11:02:28
Esamos na era dos 100. 100 dias...100 nada!!!
 
Jéssica Santos em 10/04/2013 11:02:02
Eu acho que ainda não engatou, no entanto há mais sinceridade e honestidade nas poucas ações. Eu vejo que o prefeito quer fazer a coisa sem conchaves e vai ser difícil. Aonde eu caminho estava sem lampada e foi recuparada depois que ele assumiu. Se pensarem que vão tirar esse prefeito para assumiram novamente, estão engandos. O Prefeito faz falta, mas vereador nem precisa.
 
luiz alves em 10/04/2013 11:01:43
E quando o Delcidio assumir o governo como fica câmara de Campo Grande, vão pisar em ovos! esses mesmo vereadores que foram reeleito, na gestão do prefeito anterior só ficavam lendo jornal e falando ao celular, agora querem dar de bons fiscalizadores..da licença, qual projeto de relevancia para o povo de Campo Grande foi aprovado na legislatura anterior? a não ser para complicar a vida dos seus municípes mudando nomes de ruas conhecidas.
 
sergio falei em 10/04/2013 10:59:12
É TRISTE ENTREGAR UMA CIDADE NAS MÃOS DESPREPARADAS DE UM RADIALISTA, NÃO ESTAVA BOA, TUDO BEM, MAS AGORA PIOROU E MUITO. PELO MENOS A CIDADE ERA LIMPA E OS BURACOS ERAM "TAMPADOS" IMEDIATAMENTE QUANDO CHOVIA MUITO, AGORA NÃO EXISTE MAIS AQUELAS PESSOAS QUE LIMPAVAM CANTEIRO DAS BRs. O QUE PESSAM OS MAIS DE 60.000 ELEITORES QUE VOTARAM NESTE MELIANTE?????????
 
JOSÉ CARLOS MARANI em 10/04/2013 10:53:40
O povo não queria mudanças? Essas podem ser para melhor ou pior!
 
Marcos Sanches em 10/04/2013 10:47:46
TA TUDO "NEBULOSO" MESMO, ACABOU A FARRA DO DINHEIRO PÚBLICO.
 
SIDNEY DANTAS em 10/04/2013 10:41:29
Vamos ver né , por enquanto só tá sobrando .
Sobrando incompetencia para administrar , sobrando tempo pro sr. Bernal ficar tretando pelo facebook , se estivesse realmente trabalhando não teria tempo pra bobagens , sobrando mato nos bairros, Campo Grande sempre foi tão linda , e agora tá aí jogada, largada, nossa uma pena.
 
Lizeti Aparecida Zanineli em 10/04/2013 10:31:33
votou no bernal se deu mal.
 
marcelo camara em 10/04/2013 10:25:04
Se o prefeito parasse de atacar os vereadores e trabalhasse mais em prou do desenvolvimento da cidade talvez a avaliação dos 100 primeiros dias seria melhor, Mas até agora minha nota pra ele é 5. 100 dias é tempo suficiente pra fazer muita coisa que não foi feita, fica a dica em rever a concessão do transporte coletivo, que está uma vergonha, é um serviço que tem nota 0, numa capital como Campo Grande.
 
Juarez Goncalves em 10/04/2013 10:22:58
Concordo plenamente com você Nadia, e os vereadores o que fizeram até agora, ou seja, nada a não ser criticar o prefeito.
 
Delcimery Gomes da Silva em 10/04/2013 10:14:12
Todos nós fizeram pedidos para reparos na iluminação publica no final da administração publica tivemos a solicitação ignorada por conta de final de mandato e por consequencia agora tudo o que esta aparecendo haverá de ser esclarecido.
 
Marisa Aluchna em 10/04/2013 10:14:03
Ontem passei nos altos da Av. Afonso Pena, está tudo escuro próximo a cidade do Natal.
 
Waldemir da Silva Fernandes em 10/04/2013 10:07:43
entao Nadia Lemo eles estao certo por que ate agora nada fez o seu prefeito
 
julio cardoso em 10/04/2013 10:02:37
vamos la: saraiva esta a quantos anos como vereador, o que fez ate agora?
chiquinho teles, esta mais para funcionario do antonio joão do que vereador, nada servira para campo grande, esperem
siufi, nada fez tambem, quando fez esta numa enrrascada geral, (aluguel da camara, hospital do cancer, etc)
paulo pedra - nada fez tambem, quem der mais leva, esta la apenas para ganhar dinheiro vendendo voto.
 
adrielle pereira em 10/04/2013 09:58:00
Vai mudar nada. Se o cara não tem experiência, não vai adquiri-la agora e derrepente. Experiência administrativa é pé no chão, muita estrada, arregaçar as calças, equipe eficiente, liderança, conhecimento prático, e muito mais. Infelizmente o rapaz não demonstra ter nada disso.
 
sebastiao dos reis em 10/04/2013 09:57:30
O povo queria isso, está ai, então os eleitores não podem reclamar, o Bernal achava que administrar a prefeitura de Campo Grande era igual fazer programinha de radio mas as coisas são muito diferente, a prefeitura é a maior empresa que existe na cidade se não for um bom administrador acontece isso, não consegue nem montar equipe e quanto menos fazer alguma coisa, a pessoa que não confia em ninguem tambem não da para confiar nela......
 
José Saldanha em 10/04/2013 09:54:25
Senhores,
tenho que concordar que o estão fazendo na avenida das bandeiras é uma obra totalmente sem qualidade, todos falavam da falta de qualidade das obras da gestão anterior , mas esta pelo jeito está igual ou pior. Senhor Bernal puxe a orelha do seu secretário de obras está manchando seu nome.
 
cesar anderson em 10/04/2013 09:53:41
CIDADE ESCURA...CONCORDO,ANDA ALI PELA ENTRADA DO BAIRRO JOSE ABRAO,UMA ESCURIDÃO TOTALLLLLLLLLLLLL CADE O CANDITADO LA DO ZE ABRAO FAZ ALGUMA COISA P GARANTIR VOTOS NA PROXIMA ELEIÇÃO
 
patricia souza em 10/04/2013 09:51:50
Os vereadores tem que parar de ficar criticando o prefeito e ajudá-lo a fazer uma Campo Grande melhor, afinal, eles estão ali para lutar por nossa cidade e não ficar lutando contra os partidos. A população fica indignada com este comportamento.
Então vem a pergunta, vereadores, vocês esta a favor de Campo Grande ou a favor do seu partido?
Se é a favor de Campo Grande, mãos na massa, vamos trabalhar....Deixe esta história de revalidade entre partidos de lado, somos o povo e sofremos com estas guerras entre si.
 
Nadia Lemos em 10/04/2013 09:27:42
Não é surpresa , esse bernal é totalmente DESPREPARADO.
 
joao luiz baisj em 10/04/2013 09:27:25
Senhores vereadores quantos mais vocês criticarem o governo do Bernal mais a população vai desconfiar de vocês largam de ser pau mandado do governador e faz pela população pois vocês foram eleita para trabalhar pela população e não para ficar brigando e para de briga isso ja esta horrível vocês não tem feito nada alem de atacar o prefeito.
Obs. Tenho visto que a população esta decepcionada com o trabalho de vocês olha que daqui a (03) anos tem eleição outra vez e o povo esta de olho pois se o prefeito não esta fazendo nada vocês também não estão fazendo nada.
 
Carlos Medina em 10/04/2013 09:25:12
A BASE ALIADA É ATÉ SUSPEITA A FALAR ALGUMA COISA (ELOGIAR).

MAS QUER SABER SE A ADMINISTRAÇAO ESTÁ BOA,É SÓ OLHA E VER...

CAMPO GRANDE...A CIDADE QUE NAO PODE CHOVER!
 
RAFAEL ALVES em 10/04/2013 09:22:42
Transparente?! De onde será que esse Alex do PT vem? Foi transparente a contratação para compra de combustível? Essa cidade esta de mal a pior, e deve piorar ainda...é pra esse povo ver se aprende a votar!
 
Patrícia Andrade em 10/04/2013 09:15:01
esse bernal e ligero aquelas academia que fica nas praça o nelsinho comprou varias mas o tempo foi curto para colocar nos bairro se vcs dar uma passada la aonde elas estao o bernal mandou pintar todas na cor do logo dele para falar que foi ele que compro......fica de olha vereadores ele e esperto...