ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Dagoberto preside comissão pelo fim do foro privilegiado

Redação | 06/05/2008 15:44

O deputado Dagoberto Nogueira (PDT) foi escolhido hoje presidente da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisará a proposta de emenda constitucional que revoga o foro privilegiado. A comissão será instalada amanhã.

Conforme a assessoria do parlamentar, os trabalhos do órgão serão voltados para a análise da PEC 130/07, que pede o fim do benefício para presidente da República e vice, deputados, senadores, juízes, ministros do Supremo Tribunal Federal, Procurador-geral da República, ministros, comandantes das Forças Armadas, membros de Tribunais Superiores, Tribunal de Contas da União e chefes de missão diplomática de caráter permanente.

A PEC também revogará alínea do artigo 105 da Constituição, retirando do STF a competência de julgar, em casos de crimes comuns, os governadores dos Estados e do Distrito Federal; desembargadores de Tribunais de Justiça, membros de Tribunais de Contas, Tribunal Regional Federal e do Trabalho, membros dos Conselhos ou Tribunais de Contas de municípios e do Ministério Púbico da União em crimes de responsabilidade.

Outra alteração causada pela PEC, em caso de aprovação, será a retirada dos Tribunais Regionais Federais a competência por processos e julgamentos de juízes federais da área de sua jurisdição, incluindo Justiça Militar e Justiça do Trabalho, nos crimes comuns e de responsabilidade. O mesmo vale para integrantes do MPU, ressalvada a competência da Justiça Eleitoral.

A PEC foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados em 18 de março. Em 16 de abril, o presidente da Casa, Arlindo Chinagila (PT/SP), criou a comissão especial.

Nos siga no Google Notícias