ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

De olho na competitividade, Reinaldo pede agilidade na implantação da Norte-Sul

Governador reuniu-se com ministro da Indústria, da Justiça e vice-presidente da Caixa

Juliene Katayama | 30/01/2015 13:57

Em audiência com o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, na quinta-feira (29), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) pediu agilidade no processo licitatório envolvendo a ferrovia Norte-Sul, que liga Mato Grosso do Sul a São Paulo.

“É uma demanda urgente e importante para o desenvolvimento regional”, explicou Reinaldo. O governador explicou a importância do escoamento da produção e projetos de reestruturação e recuperação do setor sucroalcooleiro energético.

O tucano também solicitou a ampliação dos recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para que o Estado continue o desenvolvimento e proporcione melhores condições de vida à população. Além disso, pediu apoio para a consolidação de incentivos fiscais estaduais, que está em discussão no Supremo Tribunal Federal.

Indústria - Reinaldo também reuniu-se com o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Hermínio Basso, Reinaldo para pedir agilidade na análise do projeto da Companhia Rio Pardense de Papel e Celulose (CRPQ) para contribuir para a expansão dos investimentos e adensamento da cadeia produtiva florestal.

Segundo o governador, a empresa foi contemplada com a aprovação de seu projeto no âmbito da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) e que o processo está em análise na Caixa Econômica Federal. O governo do Estado já concedeu incentivos fiscais e liberou a licença ambiental.

“Ressalto que o referido projeto é de suma importância para o desenvolvimento deste Estado e da Região Centro-Oeste. Atualmente, a empresa já possui 30 mil hectares de eucaliptos plantados, que serão a sua base de produção”, disse.

Segurança pública - Reinaldo também reuniu-se como ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e fez um panorama da situação atual no Estado. O governador explicou a necessidade de maior investimento na área de fronteira, que foi uma das promessas de campanha.

Dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 44 estão em área de fronteira. O Estado possui aproximadamente 1.500 quilômetros de fronteira seca com Paraguai e Bolívia. A cada ano, as polícias vêm quebrando recordes de apreensão de drogas. Enquanto em 2012 foram apreendidos 87,6 toneladas de entorpecentes, no ano passado foram R$ 221,9 toneladas. E somente em 2015 já foram apreendidos 24,2 toneladas.

O Gabinete de Gestão Integrada da Fronteira, ligado a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, possui quatro polos instalados, de maneira estratégica, em Corumbá, Ponta Porã, Naviraí e Jardim e, atualmente, eles necessitam de viaturas, mobiliários e equipamentos, meio para operacionalização e desenvolvimento das atividades realizadas. O DOF também tem necessidades urgentes.

Nos siga no Google Notícias