ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Política

De volta das férias, Marquinhos analisa pedido da Câmara sobre taxa do lixo

Procurador-geral do Município informou nesta manhã que solicitação será analisada com o chefe do Executivo

Mayara Bueno | 18/01/2018 10:47
Contribuintes na Central do Cidadão. (Foto: André Bittar/Arquivo).
Contribuintes na Central do Cidadão. (Foto: André Bittar/Arquivo).

O procurador-geral da prefeitura de Campo Grande, Alexandre Ávalo, disse que vai analisar, junto com o chefe do Executivo municipal, Marquinhos Trad (PSD), o ofício da Câmara Municipal que pede para o município reembolsar os contribuintes que pagaram a taxa de lixo, sem que, para isso, precise de autorização legislativa.

Contudo, o procurador afirmou que ainda não teve conhecimento oficial do documento da casa de leis - somente pela imprensa. Assim que souber o conteúdo vai analisar a possibilidade, afirmou ao Campo Grande News.

De férias até quarta-feira (17), o prefeito deve reassumir hoje o Paço Municipal. 

Conforme anunciado ontem, em uma coletiva de imprensa na Câmara Municipal, o pedido para que a prefeitura devolva o dinheiro de quem pagou a taxa sem autorização da casa de leis é para agilizar o processo, segundo afirmou o presidente João Rocha (PSDB).

O dirigente disse que se o município depender da análise do projeto, pode demorar para que comece a ressarcir os donos de imóveis da Capital que desembolsaram altos valores com a taxa. O novo texto deve conter novas regras da cobrança, portanto, será analisado de forma criteriosa.

Suspensão – De férias no exterior, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) anunciou a suspensão da taxa de lixo por meio de nota no dia 10 de janeiro, depois que contribuintes lotaram a prefeitura de questionamentos sobre o valor cobrado.

No mesmo texto, ele informou que quem já havia pagado o IPTU à vista para garantir o desconto de 20% - o prazo vencia naquele dia – teria a taxa revogada.

Foram arrecadados R$ 9 milhões até que a taxa de lixo fosse revogada. A administração municipal reenviará todos os carnês do IPTU aos contribuintes que não pagaram o tributo e o prazo para pagar com 20% foi estendido até o dia 23 de fevereiro.

Idealizada para reduzir o valor cobrado pela coleta e destinação de resíduos sólidos a 60% dos campo-grandenses, a nova taxa do lixo na verdade elevou o custo do serviço para 98% dos contribuintes. Foi o que informou a prefeita em exercício Adriane Lopes (PEN), quando admitiu o erro técnico durante cálculo do IPTU.

 

Nos siga no Google Notícias