ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Política

Decisão do TJ inocenta Zeca do PT em processo da “farra da publicidade”

Num outro processo, defesa aguarda julgamento de recurso e diz que, hoje, Zeca pode ser candidato

Aline dos Santos | 04/04/2018 12:45
Zeca do PT avança na corrida para chegar "ficha limpa" nas eleições. (Foto: Arquivo)
Zeca do PT avança na corrida para chegar "ficha limpa" nas eleições. (Foto: Arquivo)

Na corrida para chegar “ficha limpa” e ser candidato a senador neste ano, o deputado federal Zeca do PT, que já foi governador de Mato Grosso do Sul, teve um avanço nesta quarta-feira (dia 4). A Justiça negou recurso do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) e manteve decisão que inocentava Zeca, mais 11 pessoas e uma empresa de denúncia na chamada “farra da publicidade”. 

Uma de vária ações, o processo em questão começou a tramitar em 2007 na 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande. Em julho de 2015, a sentença do juiz foi pela improcedência da ação civil pública.

O Ministério Público apontou desvio de dinheiro público no cumprimento de dois contratos de publicidade, firmado em 2005, para prestar serviços de propaganda das ações do governo do Estado.

A denúncia cita emissão de notas "frias" para captação de verbas ilícitas, realizada através de esquema fraudulento com o objetivo de dar aparência de legalidade às fases da execução da despesa pública.

Para o juiz, o Ministério Público não fez menção de que “os acusados tenham agido com má-fé, ou que tenham sido desonestos, ou que tenham agido com intuito escuso, a fim de tirar algum proveito pessoal”. O magistrado não aplicou a Lei de Improbidade e julgou a ação improcedente.

A questão foi levada ao TJ/MS e nesta quarta-feira a 2ª Seção Cível manteve a decisão que inocentou os denunciados. De acordo com o advogado Newley Amarilla, que atua na defesa de Zeca do PT, o placar foi de 3 a 2. Ele afirma que só poderá fornecer mais informações após a publicação do acórdão, mas acredita que o MP irá recorrer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).

“Por 3 a 2, o tribunal entendeu que não há provas de que existiu a 'farra da publicidade'. A Ivanete, a própria denunciante, quando chegou em juízo, disse que exagerou, que na época estava procurando emprego e não conseguia”, diz Amarilla, citando a ex-servidora pública Ivanete Leite Martins, autora das denúncias .

A ficha – Em março de 2017, Zeca do PT teve condenação por improbidade mantida pelo Tribunal de Justiça em outro processo da “farra da publicidade”. Com a condenação por órgão colegiado e inelegível por oito anos, ele entra no critério de ficha suja e não poderia ser candidato.

Porém, conforme a defesa, o tribunal ainda vai julgar um recurso, chamado embargo de declaração, e, na situação legal de hoje, não há impedimento à candidatura. “Hoje ele pode ser candidato porque não houve condenação definitiva no tribunal. Enquanto tem esse recurso, há chance de o tribunal rever”, diz o advogado.

Segundo ele, como Zeca perdeu por 2x1, serão convocados mais dois desembargadores para julgar o recurso. A expectativa da defesa é que o julgamento aconteça até maio. 

Nos siga no Google Notícias