ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Delcídio quer Estado eficiente, com investimentos no setor industrial

Candidato apresenta suas propostas na Fiems

Leonardo Rocha e Kleber Clajus | 29/08/2014 11:57
Delcídio do Amaral apresentou suas propostas em projeto da Fiems (Foto: Kleber Clajus)
Delcídio do Amaral apresentou suas propostas em projeto da Fiems (Foto: Kleber Clajus)

O senador e candidato ao governo estadual, Delcídio do Amaral (PT), participou hoje (29), do projeto "Encontros com a Indústria - Eleições 2014", na Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), onde apresentou suas propostas para o setor industrial e econômico do Estado.

Delcídio ressaltou que o Estado deve ser um prestador de serviço, adotando uma postura de eficiência, com atendimento ao cidadão, através das lojas "Resolve", que irã funcionar como locais práticos de atendimento à população. Nos municípios menores do interior, irá levar ônibus móveis para oferecer estes serviços.

Ele garantiu que pretende reduzir a alíquota do óleo diesel de 14% para 12%, assim como ajustes tributários na faixa de fronteira, com incentivo local. No plano estadual quer conceder incentivos a micro e pequenas empresas, que correspondem a 80% da força do Estado.

Uma de suas propostas é renegociar a dívida do Estado alterando o indexador para "selic", para obter condições melhores de pagamento. "Também podemos vender esta dívida (Estado) para um banco privado, como fez Mato Grosso para Bank Of América, sobraria recursos para investimentos em outras áreas".

O candidato ainda discutiu sobre a concessão de licenças ambientais, para que estas tenham um prazo de 90 dias para serem analisadas, caso não seja liberado durante este período, esta será concedida de forma automática. "Se trata de uma decisão de Governo, a legislação não traz amarrações sobre esta questão".

Sobre a guerra fiscal, ele destacou que é preciso discussão com outros estados, com incentivo para o agronegócio, com um comitê de estudos tributários, para definição de alíquotas.

Em relação a logística se tratou ao estudo de alternativas, como a energia biomassa, através do bagaço de cana de açúcar, assim como trabalhar com parcerias públicas-privadas para os centros de logística no Estado.

O candidato citou a recuperação das ferrovias como ações de governo, assim como investimento na rota bioceânica para que se torne realidade. "Temos que olhar para os nossos países vizinhos, assim como o mercado asiático".

A parceria com o sistema "S" também foi citado para a qualificação profissional, e a criação de incubadoras para que jovens que tenham bons projetos tenham os incentivos necessários para que estes se tornem micro empresas.

O senador ainda citou o "Regime de Imagem de Preferência" para que produtos fabricados em Mato Grosso do Sul tenham preferência no mercado. Para geração de empregos, ele citou a destinação de parte do ICMS para fomentar e modernizar o setor industrial, bem como as empresas de base, tecnologia e de pesquisa.

Delcídio quer implantar uma Secretaria Estadual de Projetos para auxiliar os municípios do interior na busca de recursos federais, assim como uma Agência de Desenvolvimento, em especial para região da fronteira, e um Sistema Estadual de Meio Ambiente para agilizar as licenças.

Nos siga no Google Notícias