ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  13    CAMPO GRANDE 20º

Política

Deputado "brinca" com cobra resgatada de circo e comemora lei criada em 2009

A jiboia foi encontrada em um circo de Amambai e levada para morar no Bioparque Pantanal

Por Izabela Cavalcanti | 13/03/2024 10:32


A jiboia batizada de Rachel Carson foi resgatada de circo em Amambai graças a Lei 3.642/2009, que proíbe atividades circenses utilizando animais em Mato Grosso do Sul.

O deputado estadual, Paulo Duarte (PSB), é o autor e comemora a efetividade da lei. “Essa é uma jiboia que foi apreendida no circo graças a lei de minha autoria de 2009, no primeiro mandato. Foi uma lei inovadora na época, que proibiu a exibição de animais em circo. É um alerta também para tráfico de animais, para a gente combater e respeitar o meio ambiente, respeitar os animais”, pontuou.

O descumprimento desta lei implicará em multa de mil a 10 mil UFERMS (Unidade Fiscal de Referência de Mato Grosso do Sul). Na cotação de março de 2024 está em R$ 48,42.

A serpente amazônica foi apreendida pela PMA (Polícia Militar Ambiental) e levada para morar no Bioparque Pantanal, sendo considerada embaixadora da conscientização ambiental no aquário.

O animal perdeu seus instintos naturais e de defesa, em virtude da interação contínua com humanos durante as atrações no circo e, por isso, não pode ser reinserida na natureza.

O nome é uma homenagem à bióloga marinha, Rachel Carson, considerada mãe do ambientalismo e precursora da educação ambiental.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias