A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 18 de Agosto de 2017

05/08/2014 19:46

Deputado cobra União para convocação de fiscais agropecuários

Ludyney Moura
Fábio Trad usou tribuna para cobrar ações mais efetivas da União. (Foto: Divulgação)Fábio Trad usou tribuna para cobrar ações mais efetivas da União. (Foto: Divulgação)

 Na volta do recesso parlamentar, o deputado federal Fábio Trad (PMDB), usou a tribuna da Câmara Federal nesta terça-feira (5) para cobrar da União a convocação e nomeação dos fiscais federais agropecuários, aprovados no último concurso do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), em 4 de mais deste ano, importantes servidores para o setor.

Os fiscais são responsáveis pelo desenvolvimento de atividades voltadas à área de defesa sanitária animal e vegetal, pela fiscalização de insumos utilizados nas atividades agropecuárias, e são eles que podem garantir agilidade às exportações do setor de agronegócio.

“O setor clama por eles. Entendemos, como bem defendem os candidatos aprovados, que deve ser ampliado o quadro de nomeações de fiscais, contemplando todos os candidatos homologados, dispensando-se a necessidade de realização de um novo concurso público”, destacou Fábio, ressaltando ainda que hoje 213 países recebem produtos agropecuários brasileiros.

De acordo com o parlamentar, a falta de fiscais agropecuários tem sido sentida em vários Estados e gerou na semana passada uma mobilização urgente para socorrer o Porto de Itajaí (SC). O MAPA teve de organizar uma força tarefa para que fiscalização da exportação de grãos que esperavam mais de 20 dias para serem exportados, devido à falta de fiscais.

Fábio Trad explica ainda que o Ministério em questão está com um déficit de 885 fiscais, enquanto possui em cadastro reserva 880 profissionais aptos a assumir a vaga. O outro número preocupante é o alto índice de aposentadorias que deve influenciar a pasta em pouco tempo, uma vez que 45% dos servidores estão na eminência de se aposentar.

Para o deputado é importante suprir essa carência de profissionais, para garantir viabilidade comercial e econômica ao setor que mais cresce no país, e tem sido um importante fiel na balança comercial brasileira.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions