ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUARTA  27    CAMPO GRANDE 28º

Política

Deputado pede vista de projeto que altera estatuto de micro e pequenas empresas

Proposta faz parte de um pacote com o objetivo de fortalecer a segurança jurídica e desburocratizar processos

Por Fernanda Palheta | 27/08/2025 13:10
Deputado pede vista de projeto que altera estatuto de micro e pequenas empresas
Deputados estaduais no plenário da Assembleia Legislativa na sessão desta quarta-feira (27) (Foto: Reprodução)

O deputado estadual João Henrique (PL) pediu vistas ao Projeto de Lei Complementar 4/2025, que altera o estatuto estadual das microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais. O texto enviado pelo Governo do Estado revoga o artigo 29 da Lei Complementar nº 303/2022.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O deputado João Henrique (PL) solicitou vistas ao Projeto de Lei Complementar 4/2025, que modifica o estatuto estadual das microempresas. A proposta do Governo visa revogar o artigo 29 da Lei Complementar nº 303/2022 para evitar conflitos com a nova Lei nº 6.438/2025, sobre transação de créditos tributários.Na mesma sessão, os deputados aprovaram em primeira discussão o PL 75/2025, que estabelece protocolos de atendimento emergencial para pessoas com TEA, e em segunda discussão o PL 157/2024, que reconhece portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência no Estado.

Segundo o governo, a revogação se dá para evitar sobreposição e conflito de normas após a entrada em vigor da nova Lei nº 6.438/2025, que regulamenta a transação de créditos tributários e não tributários inscritos em dívida ativa. A medida, segundo o Executivo, não representa perda de direitos, mas visa integrar as garantias dos pequenos negócios a um ordenamento mais eficiente e atualizado.

A proposta faz parte de um pacote com o objetivo de fortalecer a segurança jurídica e desburocratizar processos.

Os deputados aprovaram, em primeira discussão, o Projeto de Lei 75/2025, que estabelece protocolos específicos de atendimento de emergência médica para atender as pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e com outras condições sensoriais especiais em Mato Grosso do Sul.

Entre as regras previstas no projeto apresentado pelo deputado estadual Paulo Duarte (PSB), está a capacitação periódica para profissionais de atendimento pré-hospitalar. O texto ainda prevê medidas para acolhimento dos pacientes, como desligar sirenes e giroflex ao se aproximarem do local da ocorrência.

Em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 157/2024, que estabelece que os portadores de fibromialgia sejam reconhecidos como pessoas com deficiência no Estado. O texto foi apresentado pelo deputado estadual Lucas de Lima (sem partido).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.