ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Deputado propõe comissão para avaliar níveis de punição da "Lei Harfouche"

Projeto polêmico também deve incluir escolas particulares e manual com direitos e deveres

Mayara Bueno e Leonardo Rocha | 03/08/2017 12:34
Deputado Beto Pereira, PSDB. (Foto: Leonardo Rocha).
Deputado Beto Pereira, PSDB. (Foto: Leonardo Rocha).

Após polêmicas e alterações na “Lei Harfouche” na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o deputado Beto Pereira (PSDB), apresentou uma série de mudanças, que incluem as escolas particulares, comissão para avaliar medidas punitivas e até manual de direitos e deveres dos alunos.

Agora, o relator do projeto, o deputado Renato Câmara (PMDB), vai analisar todas as emendas ao texto e apresentar seu parecer na próxima terça-feira, 8.

Conforme Beto, além da inclusão das escolas particulares, já que no texto original era exclusivo para instituições públicas, ele sugeriu a criação de uma comissão de professores, diretores e comunidade escolar, para que, em conjunto, decidam quais medidas e punições o aluno deve receber, de acordo com a ação dentro da instituição.

Antes, caberia apenas ao diretor a definição. “Ele não pode decidir sozinho”. Neste mesmo grupo, o aluno vai poder se defender, prevê a emenda. A ideia é que exista uma comissão em cada escola.

A previsão também é que seja criado um manual de direitos e deveres, para que, segundo o parlamentar, o estudante precisa saber o que ele tem de direito e de dever.

Além disso, Beto colocou a previsão de definir em categoria cada medida, como advertência, punição e encaminhamento para o MPE (Ministério Público Estadual), dependendo da gravidade.

Polêmica – O projeto é polêmico, já que divide a opinião dos pais e de autoridades do assunto. A proposta original - que foi alterada - previa punições para alunos que cometerem atos de indisciplina e vandalismo somente nas escolas estaduais. No município, tal previsão legal já existe, embora o município pouco informa sobre a eficácia.

Quem é contrário fala que é a medida é inconstitucional e fere preceitos estabelecidos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Nos siga no Google Notícias