ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Deputado questiona aumento repentino na conta de água após troca de hidrômetro

Michel Faustino | 03/02/2015 17:21
Felipe Orro disse que irá encaminhar questionamento para empresa. (Foto: Roberto Higa/ALMS)
Felipe Orro disse que irá encaminhar questionamento para empresa. (Foto: Roberto Higa/ALMS)

O deputado estadual Felipe Orro (PDT) questionou na manhã de hoje (03), durante seu pronunciamento na Assembleia Legislativa, o fato de estar havendo um aumento repentino no valor da tarifa de água nas residências onde os hidrômetros, utilizados para medir o consumo, foram trocados recentemente.

"Não sei o que está acontecendo. Não é possível que todos os hidrômetros antigos estivessem com defeito. Porque estão instalando uns hidrômetros que parece um ventilador, o consumo aumenta demais, em alguns casos até dobra", questionou.

Segundo o deputado, ele irá protocolar um requerimento pedindo que a empresa Águas Guariroba disponibilize o histórico de consumo das residências antes e depois da troca de hidrômetros. Orro reitera ainda que não descarta pedir que os órgãos competentes testem o novo aparelho para saber se o consumo registrado de fato corresponde com o que é gasto.

"Essa Casa precisa estar atenta. Temos que cuidar das pessoas, pelo bem-estar das pessoas, sobretudo os mais carentes. Não temos que nos preocupar com as empresas, principalmente a Águas Guariroba que tem registrado faturamento bilionário", disse.

Taxa mínima - O deputado também questionou a prática da cobrança da taxa mínima de 10 metros cúbicos, por parte tanto da Águas Guariroba quanto da Sanesul (que explora os serviços de água e esgoto nos demais municípios de Mato Grosso do Sul).

"As pessoas estão economizando, porque estão conscientes que precisam gastar menos. Mas de nada adianta. Se gasta 1, 2 metros cúbicos, e muita gente gasta pouca água porque mora sozinha, família pequena. Não adianta porque tem que pagar 10 metros cúbicos. E em cima desse consumo que não existiu, paga mais 70% para tratar o esgoto que não produziu. Então isso é abusivo, precisamos lutar para acabar com essa taxa mínima".

Outro lado – Por meio de sua assessoria de imprensa, a concessionária Águas Guariroba disse estar a disposição a qualquer questionamento a respeito de eventuais problemas nos serviços prestados e esclarece que a tendência é de que os hidrômetros mais antigos apresentem erros de registro.

Com isso, conforme a concessionária, “a troca do hidrometro antigo pelo novo incorre no aumento gradual da tarifa em decorrência do volume “real” de consumo por residência”.

Nos siga no Google Notícias