ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

Deputados aprovam isenção em concursos para doadores de rins

Intenção é incentivar a doação de rins em Mato Grosso do Sul

Leonardo Rocha | 18/04/2018 13:17
Deputados aprovaram projetos durante a sessão desta quarta-feira (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Deputados aprovaram projetos durante a sessão desta quarta-feira (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Os deputados aprovaram, em primeira votação, o projeto que concede isenção nas inscrições de concursos públicos estaduais, para as pessoas que já foram doadores de rins, assim como para aqueles que receberam. A intenção é estimular esta prática que pode salvar vidas de pessoas que precisam de um transplante.

“Precisamos estimular o aumento do número de doadores de rim, pois a falta dele leva muitas pessoas que necessitam de um rim a óbitos. O intuito deste projeto é exatamente este, sensibilizar pessoas a serem doadoras para salvarmos mais vidas”, disse o autor do projeto, o deputado Felipe Orro (PSDB).

Ele ponderou que para ter acesso ao benefício, os doadores precisam fazer a devida comprovação, com expedição de atestado médico, com a devida cópia de documento pessoal, comprovante de endereço e das devidas condições elencadas.

As empresas e órgãos estaduais que realizarem os concursos devem colocar este benefício nos respectivos editais, com as normas do benefício e a forma para o doador ou receptor ter acesso. A proposta ainda precisa passar por segunda votação.

Alarme – Os deputados também aprovaram a instalação de um sistema de alarme e emergência em banheiros para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida, para que se estas pessoas tiverem algum acidente ou passarem dificuldades dentro destes locais, possam ter ajuda e serem socorridas em tempo hábil.

O autor do projeto, Maurício Picarelli (PSDB), justifica que chegou ao seu conhecimento, um caso de uma pessoa com deficiência, que acabou passando mal no banheiro adaptado. O acompanhante que estava do lado de fora, notando a demora, resolveu entrar no local e o encontrou desmaiado.

Homenagem – Foi aprovada ainda na sessão desta quarta-feira (18), a criação do “Dia do Orgulho Crespo de Mato Grosso do Sul”, que será incluído no calendário cívico e cultural do Estado. De autoria de Amarildo Cruz (PT), a intenção segundo o petista, é ser um “ponto de apoio” para quem tem o cabelo crespo saiba que pode ser respeitado pelos demais, tendo um reconhecimento institucional.

“Uma adolescente de Nova Andradina cometeu o suicídio e uma das razões apuradas nos registros policiais era exatamente o bullying sofrido por ter o cabelo crespo, será uma valorização dos trejeitos da raça negra”, explicou o deputado.

Nos siga no Google Notícias