ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Política

Deputados aprovam máquinas adaptadas para deficientes visuais

Leonardo Rocha | 15/10/2015 13:56
Deputados aprovam mudanças em aparelhos para atender deficientes visuais (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados aprovam mudanças em aparelhos para atender deficientes visuais (Foto: Assessoria/ALMS)

Os deputados aprovaram, em segunda votação, o projeto que torna obrigatório a aquisição de máquinas de cartão de crédito adaptadas para pessoas com deficiência visual, em Mato Grosso do Sul. Com esta proposta de Marquinhos Trad (PMDB), as empresas que trabalham neste ramo teriam que implantar estas mudanças.

Com a aprovação, o projeto segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode tornar a medida lei estadual ou vetar a proposta. As empresas deverão adaptar as informações em áudio, aumentar as proteções laterais e inserir teclas em Braille, tendo um prazo de 180 dias para fazer as adequações.

“Não há disponível no mercado uma máquina que atenda aos portadores de deficiência visual, e percebe-se o uso crescente de cartão pelos usuários, devido a praticidade e à segurança. O deficiente visual não consegue saber qual o valor foi digitado em seu cartão, o que demonstra uma relação de dependência”, destacou o autor do projeto.

Outros – Também foram aprovados em segunda votação os projetos de Márcio Fernandes (PT do B) e Renato Câmara (PMDB), que criam respectivamente a Semana Estadual da Adoção e de Conscientização sobre o Controle Populacional dos Pequenos Animais e a divulgação do Calendário Vacinal da Mulher, em todas unidades de saúde e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

Em primeira votação, foi apreciado a proposta de Pedro Kemp e João Grandão, ambos do PT, que acrescenta normas na organização das escolas indígenas do Estado, para dar melhores condições de aprendizagem e estrutura.

Nos siga no Google Notícias