ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Deputados aprovam mudança na lei que permite prolongar dívida com a União

Projeto enviado pelo governo atende a exigências feitas pela Secretaria do Tesouro Nacional

Leonardo Rocha | 19/11/2020 10:21
Deputados durante votação em sessão virtual da Assembleia (Foto: Reprodução - Facebook)
Deputados durante votação em sessão virtual da Assembleia (Foto: Reprodução - Facebook)

Os deputados aprovaram a adequação da lei que permite o governo estadual prolongar o pagamento da dívida com a União. Este programa federal foi criado devido à pandemia do coronavírus, para ajudar os estados que estavam com queda de receita e arrecadação.

Segundo o governo estadual, o projeto enviado à Assembleia visa atender formalidades requisitadas pela Secretaria do Tesouro Nacional. Entre as adequações na lei está a autorização para o chefe do Poder Executivo promover modificações orçamentárias quando necessárias, para atender o termo firmado com a União.

Também disciplina o orçamento ou créditos adicionais, que deverão ser usados em dotações ou amortizações aos pagamentos dos encargos anuais da dívida com a União. Outro ponto é adequar a lei estadual, aprovada em outubro deste ano, com as legislações federais que tratam sobre o tema.

O projeto foi aprovado, em primeira votação, tendo apenas um voto contrário, do deputado Renan Contar (PSL). Ele justificou que esperava o detalhamento da dívida e dos gastos com coronavírus pelo governo estadual.

Autorização – Os deputados já autorizaram em outubro o governo estadual a prolongar o pagamento da dívida com a União, que era outra exigência da Secretaria do Tesouro Nacional.

O governo estadual destacou que este programa é válido exclusivamente para 2020, tendo uma séria de iniciativas, entre elas a suspensão do pagamento das dívidas contratadas entre a União e os estados.

Nos siga no Google Notícias