ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Deputados autorizam prolongamento da dívida do Estado com a União

Suspensão do pagamento da dívida ocorre em função da pandemia do coronavírus

Leonardo Rocha | 22/10/2020 13:16
Votação virtual na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (Foto: Luciana Nassar - ALMS)
Votação virtual na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (Foto: Luciana Nassar - ALMS)

Os deputados aprovaram, em primeira votação, o projeto que autoriza o governo estadual a prolongar o pagamento da dívida com a União. Este programa federal foi instituído devido à pandemia do coronavírus, no entanto é preciso o aval dos parlamentares.

O líder do Governo, o deputado Gerson Claro (PP), explicou  que esta autorização do legislativo se trata de uma exigência da Secretaria do Tesouro Nacional. “As Assembleias (Legislativas) precisam votar a matéria em todos os estados, como uma forma de regularizar o que já ocorre neste ano por lei federal”.

A proposta foi votada em regime de urgência, após acordo de lideranças, tendo 16 votos a favor e nenhum contra. Como já existe uma lei federal em vigor, que já prolongou o pagamento destas dívidas em função da pandemia, não houve nenhum questionamento contrário.

O governo estadual destaca que este programa é válido exclusivamente para 2020, tendo uma séria de iniciativas, entre elas a suspensão do pagamento das dívidas contratadas entre a União e os estados.

Também citou a Procuradoria-Geral da Fazenda é quem determinou a necessidade de “autorização” legislativa para celebração deste termo entre as partes. A proposta ainda precisa passar por segunda votação, antes de ir à sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no Google Notícias