ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, DOMINGO  20    CAMPO GRANDE 19º

Política

Deputados aprovam o Carnaval de Corumbá como patrimônio histórico e cultural

Título chega no ano em que a Cidade Branca deve ficar pela primeira vez sem a festa tradicional, por conta da pandemia

Por Leonardo Rocha | 13/08/2020 10:25
Desfile das escolas de samba em Corumbá, em fevereiro deste ano (Foto: Silvio Andrade - Governo MS)
Desfile das escolas de samba em Corumbá, em fevereiro deste ano (Foto: Silvio Andrade - Governo MS)

O ano não é dos melhores, porque a Cidade Branca deve ficar pela primeira vez sem a festa tradicional, por conta da pandemia. Mas os deputados aprovaram, na sessão de hoje (13), o projeto que declara o Carnaval de Corumbá, cidade que fica a 428 km de Campo Grande, como patrimônio histórico, artístico e cultural de Mato Grosso do Sul. A justificativa é a maior festa popular do Estado.

A proposta foi apresentada pelo deputado Evander Vendramini (PP), que tem sua base eleitoral no município e já foi vereador em Corumbá. Ele destaca que a festa de “curta duração” celebrada em vários lugares do mundo, se trata de um evento que reúne a família e traduz a cultura e história da cidade e do Estado.

“O carnaval de Corumbá é contagiante, é uma das mais expressivas manifestações culturais da cidade e da região. As manifestações das festas são muito importantes para o crescimento e desenvolvimento da região e o carnaval é o ponto forte dessa manifestação popular”, destacou o autor.

A proposta teve o aval os colegas, sem nenhum voto contrário. “Fica claro que o sucesso da grande indústria da festa pode ser mensurado por toda a movimentação financeira estimulada pela publicidade e pela mídia”, citou.

Também destacou o intenso número de turistas que vão participar da festa, que ajuda a estabelecer a gastronomia, rede hoteleira e comércio da região, gerando emprego e renda aos moradores.

”É a cultura e tradição daquele município. O carnaval é a maior festa popular do Centro Oeste brasileiro. É preciso investir sim, muitas famílias ganham e o dinheiro fica na cidade. O carnaval de Corumbá tem vários componentes em sua fórmula de sucesso”, acrescentou o autor.