ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Deputados aprovam Refis com ampliação de prazo para pagamento

Projeto que concede prazo e desconto para quitar dívidas de ICMS. Deputados aprovaram texto em regime de urgência

Izabela Sanchez e Leonardo Rocha | 05/12/2018 11:40
Deputados durante sessão desta quarta-feira (5) no plenário da Assembleia Legislativa (Foto: Leonardo Rocha)
Deputados durante sessão desta quarta-feira (5) no plenário da Assembleia Legislativa (Foto: Leonardo Rocha)

Os deputados estaduais aprovam, em primeira votação e em regime de urgência, o projeto de renegociação de dívidas de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), o Refis estadual. O projeto enviado pelo governo foi aprovado com 17 votos a favor.

O texto recebeu emenda e amplia o número de parcelas para renegociar o débito. O projeto enviado pelo governo previa prazo de 24 a 48 meses. Agora, com o texto alterado, o contribuinte terá entre 30 e 60 meses para pagar.

Autor da emenda, o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) afirma que a mudança era um pedido da Fecomércio (Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul), além do setor produtivo.

A renegociação foi pedida por cerca de 10 Estados para o Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária). O projeto ainda deve passar por segunda votação na quinta-feira (6). O governo espera arrecadar até R$ 100 milhões com o pagamento das dívidas. O Governo de Mato Grosso do Sul afirmou que a dívida de contribuintes com o Estado chega a R$ 5 bilhões.

Como vai funcionar – Quem optar por parcelar de duas a 30 vezes, vai receber 60% das multas e o mesmo percentual em cima dos juros. Já quem escolher parcelar em até 60 vezes, o desconto será 60% nas multas e 40% dos juros.

Para os créditos tributários cujos valores tenham sido declarados sobre a Lei Complementar Federal 123, que institui Simples Nacional, o pagamento à vista, que terá de ser feito até 21 de dezembro, terá redução de 90% das multas.

Nos siga no Google Notícias