ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Política

Deputados arquivam projeto que tentava barrar cota zero

Proposta foi derrubada por unanimidade e não vai a plenário para votação

Clayton Neves e Leonardo Rocha | 10/04/2019 10:23
Mesa da CCJR que analisou projeto arquivado (Foto: Leonardo Rocha)
Mesa da CCJR que analisou projeto arquivado (Foto: Leonardo Rocha)

Com voto de cinco deputados, a CCJR (Comissão de Constituição Justiça e Redação) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul arquivou proposta do deputado estadual Cabo Almi (PT), que tentava suspender por 120 dias o Programa Cota Zero, do Governo do Estado. Com a decisão dada em reunião na manhã desta quarta-feira (10), o projeto não irá a plenário para votação.

Em seu parecer, o relator José Carlos Barbosa (DEM) considerou a proposta inconstitucional e afirmou que o Governo tem poderes e autonomias para criar regras para o setor de pesca. João Henrique Catan (PR) chegou a pedir vistas para analisar o texto, mas devolveu a projeto seguindo o voto do relator, assim como os demais integrantes da comissão, Lídio Lopes (Patriota), Marçal Filho (PSDB) e Gerson Claro (PP).

Em sua Proposta, Cabo Almi pedia suspensão de 120 dias para que o setor pesqueiro pudesse de adequar às novas regras.

Novas regras – O governo afirma a intenção de proteger o meio ambiente e preservar as espécies ao estabelecer o decreto. O texto estabelece que cada pescador amador ou desportista poderá levar até cinco quilos de pescado, um exemplar de qualquer espécie e cinco exemplares de piranha (das espécies Pygocentrus nattereri e/ou Serrasalmus marginatus). Até então, podia levar 10 quilos.

A princípio, o governo estadual estudava aplicar a cota zero ainda este ano. Porém, após reuniões com pescadores e representantes do trade turístico, que apontaram já haver uma programação de pacotes fechados para 2019, resolveu adiar a medida.

A nova regra tem entre suas principais alterações o aumento do número de espécies de peixes com tamanho mínimo autorizado para retirada dos rios, de 9 para 21. Além disso, também fixa tamanho máximo para quatro espécies consideradas ameaçadas e reitera que, a partir do ano que vem, a pesca amadora e desportiva só poderá ser praticada nos rios do Estado no sistema “pesque e solte”.

Antes da divulgação do decreto, o projeto enfrentou resistência. Além de protestos na Capital, pescadores bloquearam a passagem pelo Rio Paraguai na hidrovia da fronteira com o Paraguai em Porto Murtinho. A manifestação teve apoio do empresariado local – donos de hotéis, agências, barcos de pesca, restaurantes. Com a proibição, o temor é o esvaziamento da cidade e o cancelamento de pacotes comprados porque o público não poderá deixar o Estado com os peixes tirados dos rios na temporada de pesca.

Nos siga no Google Notícias