ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 22º

Política

Deputados criam Comissão de Ética para vigiar conduta na Assembleia

Grupo foi anunciado hoje pelo presidente da Casa, Paulo Corrêa

Jones Mário e Leonardo Rocha | 05/11/2019 13:19
Instalação da nova comissão foi anunciada na sessão de hoje da Assembleia (Foto: Leonardo Rocha)
Instalação da nova comissão foi anunciada na sessão de hoje da Assembleia (Foto: Leonardo Rocha)

Ao fim da sessão plenária desta terça-feira (5), o presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa (PSDB), anunciou a criação da Comissão de Ética da Casa. O grupo deverá apurar denúncias contra conduta de deputados estaduais e até sugerir penalidades.

Os três blocos políticos da Assembleia indicaram os cinco parlamentares que vão integrar a Comissão. O G10 apontou Neno Razuk (PTB) e Carlos Alberto David (PSL) como participantes. O G9 escolheu Pedro Kemp (PT) e José Carlos Barbosa (DEM). Já o PSDB nomeou Felipe Orro.

De acordo com Kemp, a criação da comissão é articulada com a mesa diretora da Assembleia há duas semanas. “Ela vai servir para analisar qualquer denúncia em relação aos parlamentares da Assembleia e só entra em atividade se tiver essa denúncia, como falta de decoro, por exemplo”, disse.

José Carlos Barbosa reforçou a importância da comissão. “É um grupo que precisa ter na Casa e precisava ser criado antes de surgir uma denúncia contra parlamentar, para não ter que ser formada de última hora”.

Deputado Pedro Kemp é um dos integrantes da Comissão de Ética (Foto: Leonardo Rocha)
Deputado Pedro Kemp é um dos integrantes da Comissão de Ética (Foto: Leonardo Rocha)
José Carlos Barbosa foi indicado à comissão pelo G9 (Foto: Leonardo Rocha)
José Carlos Barbosa foi indicado à comissão pelo G9 (Foto: Leonardo Rocha)

Deputados afirmam que a criação da comissão é espontânea. Porém, na semana passada, o deputado Renan Contar (PSL) acusou o colega de partido, David, de se movimentar nos bastidores para criar o grupo.

Na tribuna e em entrevistas, Contar disparou que David queria denunciá-lo por causa de críticas que fez em redes sociais contra deputados que não apoiaram a instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Energisa. Na ocasião, Carlos Alberto David preferiu não se manifestar.

Parlamentares também negaram relação da Comissão de Ética com vídeo publicado pelo deputado federal Loester Carlos (PSL), gravado em frente à Assembleia, no qual criticou a decisão dos deputados estaduais de optarem por comissão especial para apurar denúncias contra a Energisa, no lugar da criação da CPI.

A sessão foi suspensa e os parlamentares se reuniram por cerca de uma hora após tomarem conhecimento do vídeo. Os parlamentares cogitam emitir nota de repúdio, representação oficial ou mesmo entrar na Justiça contra Loester Carlos.

Nos siga no Google Notícias