ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Deputados de todo país discutem dívida dos estados em fórum

Paula Vitorino | 27/02/2013 12:49
Deputado Arroyo irá representar MS em Fórum. (Foto: Assessoria de imprensa)
Deputado Arroyo irá representar MS em Fórum. (Foto: Assessoria de imprensa)

Nesta quinta e sexta-feira deputados de todo país participam do segundo fórum para discutir a dívida dos estados, na Paraíba. O deputado estadual Antonio Carlos Arroyo (PR) é o representante de Mato Grosso do Sul na Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais).

A principal discussão, segundo Arroyo, é para que o pagamento das dívidas dos estados seja unificado. Ele questiona o fato de que MS paga 15% da sua receita líquida, enquanto outros estados pagam 9%.

“Nós estamos em uma república federativa, mas não está acontecendo a federabilidade”, reclama.

Ele afirma que os percentuais foram definidos há mais de 10 anos sem critérios, apenas levando em conta a força política de cada estado. “Agora ninguém mais quer mexer”, diz.

Segundo o deputado, a dívida do estado ultrapassa R$ 7 bilhões e só neste ano está previsto o gasto de R$ 1 bilhão com o pagamento, mas devido as altas taxas a dívida continua aumentando. “Não amortiza porque paga juros sobre juros”, diz.

A distribuição do FPE (Fundo de Participação dos Estados) também será discutida. Arroyo disse que os pontos debatidos durante o fórum deverão ser trazidos para discussão na Assembleia, elaborando a melhor forma de contribuir para o Estado.

Nos siga no Google Notícias