ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Deputados querem incentivo para uso de gás natural em veículos

Eles alegam que esta conversão vai diminuir o impacto ambiental e gerar economia aos motoristas

Leonardo Rocha | 12/04/2019 12:15
Deputados Lucas de Lima (SD) e Gerson Claro (PP), autores do projeto, ao lado de Evander Vendramini (PP), durante sessão (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados Lucas de Lima (SD) e Gerson Claro (PP), autores do projeto, ao lado de Evander Vendramini (PP), durante sessão (Foto: Assessoria/ALMS)

Para incentivar o uso de gás natural em veículos, os deputados Gerson Claro (PP) e Lucas de Lima (SD) preparam um programa de incentivo ao motorista que aderir a esta conversão. A justificativa é que vai se reduzir o impacto ambiental, fomentar o setor, além de gerar mais economia aos condutores.

“A intenção é estimular a população a fazer esta conversão, para que o veículo que utilize derivados de petróleo, possam usar o gás natural. O motorista vai economizar 70% nos preços e o impacto ambiental é 80% menor do que no outro modelo”, disse Gerson Claro.

Ele alega que o programa de incentivo vai favorecer a produção local, já que se passa o gasoduto no Estado. “Em São Paulo se tem mais de 100 mil veículos com gás natural, oito mil por ano, enquanto que aqui são só apenas 4 mil que utilizam este modelo”, citou o autor.

Claro adiantou que hoje para fazer esta conversão se gasta em média R$ 6 mil, mas se impulsionar o setor, pode se “baratear” este serviço, reduzindo os preços. “Já temos uma empresa pública, que é a MS Gás, que faz esta distribuição, e o projeto pode dar desconto para quem aderir”, informou.

Diálogo - Os deputados disseram que já procuraram representantes do setor, para discutir a criação do programa, assim como o comando da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) e governador Reinaldo Azambuja (PSDB). A intenção é apresentar a matéria na semana que vem.

“Estamos pensando inclusive em crédito para quem fizer a conversão, ou até desconto no IPVA. Vamos discutir estes pontos para fechar o projeto”, argumentou Claro. Para Lucas de Lima (SD) um dos principais empecilhos ao setor, são os altos impostos cobrados para a conversão. “Muitos gastos em taxas, inclusive de documentação”.

Nos siga no Google Notícias