ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Política

Deputados querem votar em urgência decreto que suspende inspeção

Leonardo Rocha | 12/03/2015 12:45
Kemp conseguiu assinatura para requerimento que pede regime de urgência em decreto que suspende inspeção (Foto: Roberto Higa/ALMS)
Kemp conseguiu assinatura para requerimento que pede regime de urgência em decreto que suspende inspeção (Foto: Roberto Higa/ALMS)
Marquinhos afirmou que a resolução do Contran não obriga os estados, apenas recomenda, por isso o governo estadual poderia revogar taxa (Foto: Roberto Higa/ALMS)
Marquinhos afirmou que a resolução do Contran não obriga os estados, apenas recomenda, por isso o governo estadual poderia revogar taxa (Foto: Roberto Higa/ALMS)

Os deputados que compõem a bancada do PT, na Assembleia Legislativa, conseguiram a assinatura de oito parlamentares, para que na próxima sessão, terça-feira (17), o plenário possa decidir se o decreto legislativo que suspende a cobrança da inspeção veicular, possa tramitar em regime de urgência na Casa de Leis e desta forma ser apreciado ainda na semana que vem.

“Por se tratar de uma taxa que está lesando a população, e nós consideramos a portaria publicada (Detran-MS), sem base legal, queremos votar em urgência este decreto que suspende a cobrança, que não tem projeto de lei que regulamenta”, disse o deputado estadual Pedro Kemp (PT).

Além da bancada petista, formada por Kemp, Amarildo Cruz, João Grandão e Cabo Almi, assinaram este requerimento os deputados da base do governo, Eduardo Rocha (PMDB), Marquinhos Trad (PMDB), Zé Teixeira (DEM) e Lídio Lopes (PEN). Para que esta opção (urgência) possa entrar em pauta na votação, era necessário um terço dos deputados do legislativo.

“Resolvi assinar, porque acredito que a população não quer mais taxas e cobranças, esta já se sente achacada com tantos impostos, sou contra e espero que seja cancelada”, disse Zé Teixeira (DEM). O deputado Marquinhos Trad (PMDB) ponderou que esta cobrança já foi revogada no STF (Supremo Tribunal Federal), quando o estado do Rio Grande do Sul, quis estabelecer por legislação estadual.

“Existe esta discussão na justiça e o governo está apenas se baseando em uma resolução do Contran, mas que não obriga os estados a cobrar, é apenas uma recomendação, além disto também deve ser discutida a devolução dos valores a população”, disse o peemedebista.

Para Eduardo Rocha (PMDB), apesar da matéria ter sido publicada na gestão do ex-governador André Puccinelli (PMDB), cabe apenas ao governo atual revogar, se entender que não deve ser aplicada.

“Se o governo suspender, não precisa de mais nenhuma ação aqui da Assembleia, mas também sou favorável apenas as mudanças de critérios, como diminuir o valor (taxa) e aumentar o tempo dos carros (inspeção), de 5 para 10 anos”.

O deputado José Carlos Barbosa (PSB) argumentou que como não existe uma lei que regulamenta esta cobrança a nível nacional, apenas esta resolução do Contran não é suficiente, ficando ao Estado a oportunidade de revogar a questão e até realizar um levantamento para devolução. “Tem que se explicar o valor cobrado também, pois quando se cobra taxa, não pode ter lucro”.

Reunião – Apesar da reunião dos deputados com o diretor-presidente do Detran, Gerson Claro, que ocorreu ontem (11) a tarde, não houve uma evolução nas tratativas com o governo. “A reunião não atendeu as expectativas, o governo ainda tem como ação manter a taxa, que onera a população, não queremos mudar os critérios e sim suspendê-la”, disse Amarildo Cruz (PT).

O líder do governo, o deputado Rinaldo Modesto (PSDB), afirmou que se o caso for procedente e não tiver base legal, como alega os colegas, ele tem certeza que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vai fazer a análise sobre a cobrança e posteriormente encaminhar mudanças.

A estratégia da bancada do PT é aprovar o decreto legislativo que suspende a cobrança da taxa, que varia de R$ 103,00 a R$ 120,00. Caso não consiga este resultado em plenário, eles pretendem entrar na justiça para suspender a cobrança.

Nos siga no Google Notícias