ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Política

Deputados rejeitam projeto que queria proibir pesca do dourado em MS

Priscilla Peres e Leonardo Rocha | 07/06/2017 11:21
Votação foi realizada hoje na casa de leis. (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Votação foi realizada hoje na casa de leis. (Foto: Victor Chileno/ALMS)

Após seis meses de discussões e adiamentos, os deputados estaduais decidiram rejeitar e arquivar o projeto que previa a proibição da pesca do dourado em rios de Mato Grosso do Sul, por oito anos.

A votação foi nesta quarta-feira (7), após dois pedidos seguidos de vistas nas últimas sessões. Após oito votos a favor e oito contra, a decisão final foi do presidente da Assembleia, Junior Mochi (PSDB), que votou pelo arquivamento da proposta.

Segundo ele, desde que é presidente, há dois anos e meio, esta foi a primeira vez que precisou desempatar uma votação.

Justificou seu voto dizendo que, assim como o deputado Herculano Borges (SD), seria mais interessante se houvessem períodos de pesca permitida dentro dos oito anos de proibição. Durante a sessão de hoje, Herculano pediu que fosse acrescentada uma emenda sobre esse assunto, que foi rejeitada por falta de tempo.

Ainda antes da votação de hoje, o deputado Maurício Picarelli (PSDB) pediu para analisar melhor o projeto. Porém, esse foi o terceiro pedido de vistas consecutivo e o presidente Mochi pediu para que ele reavaliasse a decisão, visto que prolongaria ainda mais o projeto que permaneceu por seis meses na casa.

Autor do projeto, Beto Pereira (PSDB) agradeceu os votos, lembrou que o projeto estava há seis meses na casa e por isso insistiu em votar hoje e ressaltou que a preocupação é que no futuro exija a extinção da especia, alegando que a proibição por oito anos iria contribuir para a reprodução de quatro gerações.

Votaram a favor os deputados Beto Pereira (PSDB), Coronel David (PSB), Flavio Kayatt (PSDB), Mara Caseiro (PSDB), Paulo Correa (PR), Jorge Takymoto (PDT), Renato Câmara (PMDB) e Rinaldo Modesto (PSDB).

Os oito contra foram Amarildo Cruz (PT), Pedro Kemp (PT), João Grandão (PT), Cabo almi (PT), Herculano Borges (SD), Paulo Siuffi (PMDB), Antonieta Amorim (PMDB) e Mauricio Picareli (PSDB).

Polêmica - O tema provocou reação de vários setores durante sua discussão. Enquanto ambientalistas pedem a preservação da espécie ameaçada de extinção, grupos de pescadores pediram o arquivamento. Para eles, a aprovação iria afetar a atividade profissional.

Em Corumbá a pesca e transporte do dourado é proibida, conforme lei municipal.

Nos siga no Google Notícias