ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Política

Após novo pedido de vistas, votação sobre pesca de dourado é adiada

Desta vez a deputada Mara Caseiro pediu para analisar a proposta

Leonardo Rocha | 06/06/2017 12:35
Deputada Mara Caseiro explica a Beto Pereira porque pediu vistas ao projeto (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputada Mara Caseiro explica a Beto Pereira porque pediu vistas ao projeto (Foto: Victor Chileno/ALMS)

Após novo pedido de vistas, a votação sobre o projeto que proíbe a pesca do dourado por oito anos, nos rios de Mato Grosso do Sul, foi adiado novamente na Assembleia. Desta vez, foi a deputada Mara Caseiro (PSDB), que pediu para analisar melhor a proposta, após pedido de pescadores da região do Cone Sul.

O autor do projeto, Beto Pereira (PSDB), reclamou sobre a situação com a direção da Casa de Leis, alegando que sua matéria já havia passado por vistas, na semana passada, e que segundo ele, de acordo com o regimento, teria que ser votado em definitivo, na sessão desta terça-feira (06).

"Já pediram semana passada, não pode de novo, é uma forma que estão utilizando para protelar ainda mais o projeto, que já está há mais de seis meses na Assembleia. Já passou pelas comissões e audiência pública", ponderou o tucano.

Mara justificou que recebeu esta solicitação de pescadores da região do Cone Sul, sua base eleitoral, que são contra a proibição da pesca, por oito anos. "Por ter este pedido, vou estudar melhor a proposta, antes de votar. Amanhã decido se vou me posicionar contra ou a favor, ou até apresentar uma emenda". (Veja o vídeo abaixo)

Na semana passada, o deputado Herculano Borges (SD) já tinha pedido de vistas, depois que representantes de pescadores ribeirinho tinham reclamado da matéria. Ele estudou a proposta por 24 horas (data limite) e depois devolveu na quinta-feira (1), porém o projeto não foi votado, porque faltou quórum.

Pescadores - Na sessão de hoje (06) um grupo da colônia de pescadores do município de Anastácio, cidade que fica a 135 km de Campo Grande, foi até a Assembleia pedir aos deputados que rejeitassem o projeto. Eles alegam que a espécie dourado não está em extinção e que sua proibição iria afetar a atividade profissional.

"Vai prejudicar muito a gente, é um peixe importante para venda, há 27 anos atrás proibiram o curimba, por isso migramos a pesca aos peixes nobres e o dourado está entre os oito que mais comercializamos, o que se precisa é de fiscalização e cuidado na Piracema", disse o presidente da colônia, Aparecido Carlos Santos Milan.

Ele ainda ressaltou que o modelo "pesque e solte" não tem tradição em Mato Grosso do Sul e que não funciona nos locais onde é permitido. "Aqui os pescadores profissionais, assim como amadores querem pescar e consumir o peixe, também acreditamos que esta proibição não é necessária".

Projeto - A proposta também proíbe comercialização, transporte, embarque e a industrialização da espécie, permitindo apenas a modalidade esportiva "pesque e solte", que segundo o autor, é uma maneira de atrair turistas, movimentar o setor em diversas cidades do Estado, sem colocar a espécie em extinção.

Em municípios como Aquidauana e Corumbá, que possuem legislações próprias sobre o assunto, a proposta estende a proibição também da comercialização, transporte, embarque e a industrialização da espécie, permitindo apenas a modalidade esportiva de pesque e solte.

"O assunto é polêmico porque toda proibição ou medida restritiva gera debate, no entanto se trata de um ato extremo porque todas as outras alternativas anteriores se esgotaram e não tiveram o resultado esperado", argumenta o autor.

Nos siga no Google Notícias