ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 24º

Política

Dirceu e Genoíno são condenados por Barbosa no mensalão; revisor absolve Genoíno

Nyelder Rodrigues | 03/10/2012 20:56

José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares, os três principais nomes acusados de ter envolvimento no mensalão, começaram a ser julgados nesta quarta-feira (3) pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O primeiro ministro do STF a dar o parecer foi Joaquim Barbosa, relator do processo, que se popularizou por causa da rigidez.

Ele condenou, além dos três principais nomes, também outros cinco envolvidos no esquema pelo crime de corrupção passiva. Porém, o réu que foi o principal foco de Barbosa foi José Dirceu.

O relator apontou Dirceu como chefe do esquema, coordenando transações e participado de reuniões formais e informais com outros envolvidos que financiavam o mensalão.

Um dos indicativos da liderança de Dirceu, para Barbosa, está na atuação do publicitário Marcos Valério e Delúbio Soares, tesoureiro do PT.

Já no final do dia, o revisor do processo, o ministro Ricardo Lewandowski, absolveu José Genuíno das acusações, alegando que as provas da época da denúncia divergem das provas conseguidas já na fase judicial, não comprovando a participação.

Além disso, para Lewandowski, Genoino assinou os empréstimos usados como recursos do mensalão sem ter conhecimento da fraude. Em outra data, o revisor vai dar o parecer de José Dirceu e Delúbio Soares.

(Com informações da Agência Brasil)

Nos siga no Google Notícias