ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Política

Disfarçada, campanha eleitoral já está nas ruas de Campo Grande

Equipe de vereador distribui jornais pela cidade desde início do mês, mas pela lei este tipo de divulgação não é campanha antecipada

Anahi Zurutuza | 12/08/2016 18:54
Distribuição de jornais em terminal de ônibus (Foto: Direto das ruas)
Distribuição de jornais em terminal de ônibus (Foto: Direto das ruas)

Embora a propaganda eleitoral só esteja liberada a partir de 16 de agosto, além dos nomes e rostos dos pré-candidatos terem invadido as redes sociais, e estamparem adesivos e outdoors, a divulgação começou a chegar às ruas de Campo Grande. A reforma da lei eleitoral no ano passado abriu brechas e acabou permitindo o início da campanha de forma disfarçada.

Na tarde desta sexta-feira (12), equipe do vereador Derly dos Reis de Oliveira, o Cazuza, do PP (Partido Progressista), distribuía jornais em um terminal de ônibus da Capital, situação que despertou a dúvida em pessoas que passavam pelo local: é propaganda eleitoral antecipada?

Pela legislação vigente, não. Até o ano passado, antes da mudança na Lei 9.507/97, a chamada Lei Eleitoral, qualquer tipo de propaganda que antecedesse o período de campanha era proibida. Mas, neste ano, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) liberou, por meio da resolução nº 23.457, de 15 de dezembro de 2015, alguns tipos de divulgação, proibindo apenas o pedido explícito de votos.

O jornalzinho continha informações sobre a atuação de Cazuza como parlamentar. A equipe estava com camisetas onde está estampado o nome do pré-candidato e os dizeres “Como posso ajudar?”, mas nada que indique o número que ele usará na urna eletrônica e nem que o grupo pedia votos em nome do vereador.

“A lei diz que pode”, confirmou o juiz David de Oliveira Gomes Filho. “Se fosse na eleição anterior seria, com toda certeza, seria campanha antecipada. Desta vez, a resolução do TSE deu possibilidade de divulgação dos atos legislativos. De qualquer forma, cada caso tem de ser analisado individualmente”.

O vereador também não considera irregular o trabalho que a equipe dele está fazendo. Ele explicou que todo o mês distribui 20 mil jornais por Campo Grande, onde presta contas sobre o trabalho que ele faz na Câmara. Como a legislação liberou, neste mês, Cazuza decidiu não fazer diferente. “Minha equipe estava na região do Bonança, Tijuca e depois foi embora de ônibus. No terminal, as pessoas que passavam pediam o jornalzinho e eles continuaram distribuindo. Mas, esse jornal não é uma coisa de agora”, explicou.

O parlamentar citou ainda o inciso IV do artigo 2º da resolução do TSE, que libera “a divulgação de atos de parlamentares e de debates legislativos, desde que não se faça pedido de votos”, como já havia explicado o juiz.

Nas camisetas que a equipe usava não há o número do candidato e nem pedido de voto (Foto: Direto das ruas)
Nas camisetas que a equipe usava não há o número do candidato e nem pedido de voto (Foto: Direto das ruas)

É vantagem? – Cazuza não acha que tem vantagem sobre os outros candidatos, ao distribuir material sobre a atuação dele antes do dia 16. “Não tem motivo para pensar assim. A cada quatro anos a Câmara sofre renovação, muitos candidatos com mandato não são reeleitos”.

Sobre tirar proveito e usar estratégias para divulgar a candidatura antes do período de campanha, sem que seja necessário pedir voto, o magistrado acredita que “no fundo, a legislação abriu esta brecha”. “Mas, nós juízes temos de trabalhar como que diz a lei”, deixou claro.

‘De olho’ – Davi de Oliveira ressalta a importância da fiscalização por parte da população e explica ainda que uma denúncia formal ao Ministério Público Eleitoral tem de ser feita para que o candidato seja julgado e punido, se for o caso. “Qualquer eleitor ou adversários pode denunciar. Mas, se ninguém denunciar, passa batido”.

SERVIÇO – A Procuradoria Regional Eleitoral recebe denúncias pelo site http://pre.prms.mpf.mp.br/ ou pelo (67) 3312-7200.

Nos siga no Google Notícias