ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Do PT, PMDB só quer Delcídio em nova Mesa do Senado

Redação | 23/01/2009 21:34

Para forçar a renúncia do petista Tião Viana (AC) na corrida sucessória do Senado, o PMDB ameaça deixar o PT fora da composição da Mesa Diretora, caso o senador José Sarney (PMDB-AP) seja eleito presidente da Casa. Se houver diálogo, o partido só aceita a participação na Mesa do petista Delcídio Amaral, conforme publicado no site do Estadão.

Atualmente o PT comanda a primeira-vice-presidência, entregue por acordo a Viana. Pelo critério da proporcionalidade o PT não ocuparia posição de destaque na direção, já que é dono da quarta bancada, atrás do PMDB, do DEM e do PSDB.

Enquanto isso, fontes ligadas à campanha de Sarney reforçam que a opção dos petistas pela disputa do voto vale para todos os postos de direção. Um dos coordenadores de campanha teria soltado a informação de que o comando peemedebista já está negociando os cargos para compor uma chapa completa, apenas com seus aliados.

Sarney já conta como certo o apoio do PSDB e pode reservar a primeira-vice-presidência do Senado possivelmente para o senador Marconi Perillo (PSDB-GO), além de um cargo de suplente na Mesa Diretora. O DEM, que é aliado de primeira hora, ficará com a primeira-secretaria, para Heráclito Fortes (PI), e também com a quarta-secretaria. O senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) ficaria com a segunda-vice-presidência.

Para o PT, no entanto, o jogo é outro. Em vez de confrontar, o senador Aloizio Mercadante (SP) defende a tese da direção plural, respeitando a proporcionalidade das bancadas. Ele ainda sugere que a briga se restrinja apenas à cadeira de presidente, para que se possa construir um acordo pós-eleição, em que todos os partidos participem da Mesa. (Com informações do Estadão).

Nos siga no Google Notícias