ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Edição extra do Diário Oficial traz exonerações do primeiro escalão de Reinaldo

Decretos são válidos a partir de 1º de janeiro e integram mudanças anunciadas na sexta-feira pelo governador reeleito

Humberto Marques | 30/12/2018 15:00
Reinaldo anunciou mudanças na equipe na sexta-feira; Riedel (à direita) permanece na Segov. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Reinaldo anunciou mudanças na equipe na sexta-feira; Riedel (à direita) permanece na Segov. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Edição extra do Diário Oficial do Estado publicada na sexta-feira (28) trouxe a exoneração de todos os ocupantes do primeiro escalação do governo de Mato Grosso do Sul. A dispensa dos secretários passa a contar em 1º de janeiro de 2019, mesmo dia para o qual estão marcadas a posse do governador reeleito, Reinaldo Azambuja (PSDB), do vice, Murilo Zauith (DEM) e dos novos secretários, cujos nomes foram anunciados na manhã de sexta.

Os decretos incluem o controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Almeida, e o procurador-geral Adalberto Neves Miranda; além dos secretários Eduardo Riedel (Governo), Guaraci Luiz Fontana (Fazenda), Carlos Alberto de Assis (Administração e Desburocratização), Maria Cecília Amendola da Mota (Educação), Carlos Coimbra (Saúde), Antônio Carlos Videira (Justiça e Segurança Pública), Elisa Cleia Pinheiro Rodrigues Nobre (Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho), Athayde Nery de Freitas Junior (Cultura e Cidadania e diretor-presidente da Fundação Estadual de Cultura), Jaime Elias Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar e de diretor-presidente da Empresa de Gestão de Recursos Minerais), e Helianey Paulo da Silva (Infraestrutura).

Dois decretos também confirmam a exoneração de Roberto Hashioka Soler de cargo em comissão de Secretário Especial no Gabinete do Governador e sua designação para o posto de diretor-presidente do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Do staff, seis nomes não retornarão aos cargos. Carlos Alberto de Assis será subsecretário especial de articulação na Secretaria de Governo, e a Secretaria de Cultura será extinta –Athayde foi convidado a continuar na Fundação de Cultura. Helianey de Paula, servidor de carreira, será substituído por Murilo Zauith na Seinfra; enquanto Carlos Coimbra (cotado para assumir o comando do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, que ganhará ares de hospital-escola e terá a estrutura de especialidades reforçada) dará lugar ao deputado federal Geraldo Resende na Saúde. Fabíola Marquetti Sanches Rahim assumirá a PGE. E o assessor especial Felipe Mattos assumirá a Sefaz com a aposentadoria de Guaraci Fontana –servidor de carreira da pasta.

Hashioka, por sua vez, deixa o posto de secretário especial e o comando do Detran para assumir a SAD. Todas as alterações, anunciadas na sexta-feira, foram antecipadas pelo Campo Grande News ao longo de dezembro e, conforme Reinaldo, atendem a critérios técnicos que vão oxigenar a gestão, ao mesmo tempo em que mantêm os princípios adotados no primeiro mandato que permitiram ao governo, por exemplo, atravessar a crise na economia nacional sem sobressaltos.

Além das exonerações, as alterações na estrutura de governo mudam órgãos de posição. A Fundação de Cultura, por exemplo, passa a responder diretamente à Secretaria de Governo, que comandará ainda subsecretarias da área de Cidadania, a Comunicação Social e o Escritório de Representação em Brasília (a ser assumido pelo hoje senador Pedro Chaves), entre outros. A Segov também terá atuação junto ao Escritório Político, que cuidará da articulação com os poderes e será vinculado ao gabinete do Governador.

Em relação aos demais cargos da administração estadual –como os de segundo escalão, caso das agências estaduais de Gestão de Empreendimentos, Habitação Popular e Administração do Sistema Penitenciário, entre outras–, Reinaldo anunciou que novas alterações serão divulgadas a partir de 2 de janeiro, dia em que ocorrerá reunião com o novo staff.

Confira abaixo os nomes do secretariado estadual a partir de 1º de janeiro

Edição extra do Diário Oficial traz exonerações do primeiro escalão de Reinaldo
Nos siga no Google Notícias