ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Política

Eduardo Riedel defende PPP para universalizar saneamento até 2031

José da Cruz | 25/05/2022 09:58
Riedel, virtual candidato do PSDB ao governo: aposta em parcerias para garantir saneamentos a todas as famílias de MS
Riedel, virtual candidato do PSDB ao governo: aposta em parcerias para garantir saneamentos a todas as famílias de MS

Ex-secretário estadual de Infraestrutura e virtual candidato do PSDB ao governo, Eduardo Riedel, pretende fortalecer parceiras com a iniciativa privada para o financiamento de projetos de saneamento em Mato Grosso do Sul, levando o estado a ser o primeiro do país a universalizar o serviço.

Para ele, o saneamento básico é “sinônimo de dignidade”, lembra que nos últimos sete anos foi feito “muito neste aspecto”, mas que ainda “há muito a ser feito”. Por isso, acrescenta, a parceria com a iniciativa privada terá “papel fundamental” num eventual governo seu.

O pré-candidato vê a parceira como o caminho ideal para “atingirmos todas as famílias sul-mato-grossenses com a universalização do serviço”. Pelo projeto, Mato Grosso do Sul prevê investimentos de R$ 1 bilhão para levar o serviço, até 2031, a mais de 1,7 milhão de pessoas

Riedel deu como exemplo de parcerias a ‘Ambiental MS Pantanal’ – empresa criada a partir da PPP (Parceria Pública Privada) entre a Sanesul e o Grupo Aegea – que completou um ano de operação no Estado.

Desde maio de 2021, com o início da chamada “operação plena” da PPP, mais de 15 mil sul-mato-grossenses já foram conectados à rede coletora de esgoto. A companhia está presente nos 68 municípios onde a Sanesul já atua e tem a meta de universalizar o saneamento básico no estado, ao lado da estatal, até 2031.

No primeiro ano de operação, a MS Pantanal ligou mais de 4,7 mil moradias à rede de esgoto. No mesmo período, foram realizados 12,8 mil serviços de desobstrução, para que o esgoto possa fluir com segurança até as estações de tratamento. Além disso, foram feitos mais de 5 mil serviços preventivos na rede e 22,7 mil serviços preventivos nas estações elevatórias que fazem parte da estrutura.

Nos siga no Google Notícias