ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 28º

Política

Em Brasilândia, Riedel homologa licitação de 23 km de asfalto na MS-040

Governador ainda entregou obras no sistema de esgotamento

Por Fernanda Palheta | 27/06/2026 12:10
Em Brasilândia, Riedel homologa licitação de 23 km de asfalto na MS-040
Governador Eduardo Riedel (PP) durante agenda em Brasilândia na manhã deste sábado (27) (Foto: Divulgação)

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), homologou a licitação de 23 quilômetros de asfalto para a rodovia MS-040, entre Brasilândia e Santa Rita do Pardo, região leste do Estado. A assinatura aconteceu na manhã deste sábado (27), durante agenda em Brasilândia, cidade a 366 quilômetros de Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governador Eduardo Riedel homologou licitação de 23 km de asfalto na rodovia MS-040, entre Brasilândia e Santa Rita do Pardo, com investimento de R$ 80,3 milhões. As obras devem iniciar no segundo semestre de 2026 e vão beneficiar o transporte de cargas e comunidades indígenas da região. Riedel também entregou obras de saneamento e autorizou pavimentação urbana, com mais de R$ 4,1 milhões do programa MS Ativo.

"A infraestrutura da MS-040 é um marco para Brasilândia, Santa Rita do Pardo e para o Mato Grosso do Sul. Uma entrada para São Paulo que vai trazer desenvolvimento, crescimento, novas oportunidades para muita gente. Brasilândia, com essa pavimentação, também se torna um hub logístico e muito competitivo, pela maneira como ele vai entrar em São Paulo e pelo acesso à Rota Bioceânica por um outro lado também", disse Riedel.

Com investimento de  R$ 80,3 milhões, as obras devem começar no segundo semestre de 2026.

A prefeita de Brasilândia, Márcia do Amaral, ressalta que a rodovia é fundamental para a região. "É mais que asfalto, coloca nossa região em conexão com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul", apontou.

Já a cacique da aldeia Ofaié, Ramona Pereira, 42 anos, explicou que o asfalto também vai beneficiar toda a comunidade. A aldeia, que fica a 10 km da área urbana, abriga 34 famílias, formadas por 106 pessoas. "Essa rodovia, pra nós, vai ser muito importante e melhorar na questão do acesso à saúde, principalmente. E no tempo de chuva a gente sofre bastante", disse a cacique.

O governador ainda entregou obras no sistema de esgotamento sanitário, com ampliação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), com 1.305 ligações domiciliares. O município de Brasilândia tem 99% de cobertura dos serviços de abastecimento de água e 98% de cobertura de esgotamento sanitário.

Também foi autorizada a obra de pavimentação e drenagem no bairro Juvenal Serafim Uchoa e o recapeamento de diversas ruas no Centro, com mais de R$ 4,1 milhões em recursos do programa MS Ativo – Municipalismo II.

"A gente está ajudando Brasilândia a se tornar um município com saneamento universalizado. A cidadania, na essência, com saneamento. Outra ação importante é a pavimentação no bairro Serafim Uchoa, que vai levar à universalização de pavimento no município. E aí a gente avança naquilo que a gente quer ver em todos os municípios do Estado: saneamento, pavimentação, estruturas da política pública funcionando com as escolas e saúde", disse Riedel.