ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Em dia de votação, Fábio Trad defende divisão justa de royalties

Francisco Júnior | 05/03/2013 08:29
Trad defende divisão justa dos royalties do petróleo. (Foto: Divulgação)
Trad defende divisão justa dos royalties do petróleo. (Foto: Divulgação)

O Congresso Nacional analisa nesta terça-feira (5) os vetos da presidente da República, Dilma Rousseff, à Lei 12.734/12, que redistribui os royalties do petróleo para todos os estados, o Distrito Federal e os municípios. Na bancada de Mato Grosso do Sul, o deputado federal Fabio Trad (PMDB) afirma que continuará lutando pelos estados não produtores e, em consequência, por uma maior justiça na divisão das riquezas do País.

Em novembro, o Congresso aprovou lei que torna mais igualitária a divisão dos recursos dos royalties do petróleo entre estados e municípios produtores e não produtores. A presidente Dilma vetou trechos que determinavam a redistribuição para campos já licitados e editou uma medida provisória (MP 592/12) que estabelece a mudança de cálculo só para contratos futuros.

“Estaremos vigilantes hoje, focados neste objetivo. Os royalties do petróleo devem servir para o desenvolvimento de toda a nação”, afirmou Trad.

As bancadas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, estados produtores e que mais perderão receita no caso de uma eventual derrubada do veto, anunciaram que vão usar todos os dispositivos regimentais possíveis para obstruir a votação.

As empresas que explorarem sob o regime de partilha pagarão 15% de royalties sobre a produção. Quando a extração ocorrer em terra, 20% será destinado a estados produtores e 10% aos municípios produtores; municípios afetados pelo embarque e desembarque do petróleo ficarão com 5%; e à União caberá 15%.

Serão criados dois fundos para repartição entre estados e municípios de acordo com os critérios de rateio dos fundos de participação dos estados (FPE) e dos municípios (FPM), respectivamente. Cada um dos fundos terá 25% dos recursos.

No caso da exploração na plataforma continental, 22% ficarão com estados produtores; 5% com municípios produtores; 2% para os afetados por embarque e desembarque; e 22% com a União. Os dois fundos ficarão com 24,5% cada um dos recursos gerados pelo petróleo extraído no mar.

Ainda na sessão de hoje está prevista a votação do Orçamento de 2013 (PLN 24/12).

Nos siga no Google Notícias