ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Política

Em MS, eleitor vai escolher entre 537 candidatos a deputado estadual ou federal

Prazo para registro termina hoje, com 8 candidatos ao governo e 6 para o Senado

Gabriela Couto | 15/08/2022 08:31
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Votação em 2018, em seção eleitoral de Campo Grande. (Foto:Arquivo)
Votação em 2018, em seção eleitoral de Campo Grande. (Foto:Arquivo)

Termina hoje (15) o prazo para que pré-candidatos registrem candidatura junto à Justiça Eleitoral. Aos que vão entregar documentação diretamente ao TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) o horário limite é 19h, já aos que pretendem fazer tudo via internet o prazo acabou logo no início do dia, às 8h.

Em Mato Grosso do Sul, até o momento, estão registrados oito candidatos ao Governo do Estado: o advogado Adonis Marcos (Psol), a deputada federal Rose Modesto (União Brasil), o ex-secretário estadual de Infraestrutura Eduardo Riedel (PSDB), o ex-governador André Puccinelli (MDB), o ex-prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD), a advogada Giselle Marques (PT), o deputado estadual Capitão Contar (PRTB) e o líder indígena guarani kaiowá Magno Souza (PCO).

Lista de nomes registrados na disputa para o governo do Estado do sistema da Justiça Eleitoral. (Foto: Reprodução)
Lista de nomes registrados na disputa para o governo do Estado do sistema da Justiça Eleitoral. (Foto: Reprodução)

O número de candidatos ao Senado é de seis: o empresário Anízio Tocchio (Psol), o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (União Brasil), a deputada federal Tereza Cristina (PP), o ex-juiz federal Odilon de Oliveira (PSD), o jornalista Jeferson Bezerra (Agir) e o professor universitário Tiago Botelho (PT). Todos com primeiro e segundo suplentes devidamente registrados.

Para concorrer uma das oito cadeiras da bancada sul-mato-grossense na Câmara dos Deputados, 152 postulantes homologaram seus nomes e outros 385 vão disputar as 24 vagas na Assembleia Legislativa.

O registro de candidatura serve para que o candidato seja oficializado e apresente nome completo, profissão, idade, raça, estado civil, patrimônio, plano de Governo no caso dos que miram o Executivo, além das certidões criminais.

Todos os dados são públicos e podem ser consultados no DivulgaCand, plataforma de fácil acesso disponibilizada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e que conta, inclusive, com informações de eleições anteriores. Vale lembrar que se trata de autodeclaração, portanto o candidato tem total responsabilidade pelo que afirma na página.

A campanha eleitoral começa amanhã (16) em todo o país. A eleição deste ano está marcada para o dia 2 de outubro.

Nos siga no Google Notícias