ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Emocionado, Ruy Celso toma posse como desembargador no TJ

Fabiano Arruda | 18/05/2011 19:57
Ruy Celso assume vaga de Rêmolo Leteriello. (Foto: Divulgação/TJ)
Ruy Celso assume vaga de Rêmolo Leteriello. (Foto: Divulgação/TJ)

Em solenidade que durou aproximadamente 1h30, Ruy Celso Barbosa Florence tomou posse nesta quarta-feira como desembargador do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). Ao fazer uso da palavra, o ex-juiz auxiliar da Presidência do TJ se emocionou no momento em que agradecia a presença da família na cerimônia de posse e ao falar do pai, já falecido.

“Agradeço amigos dentro e fora da magistratura. Às mulheres da minha vida (esposa e duas filhas), minha mãe, meu pai”, afirmou o novo desembargador, que interrompeu o discurso e, ao voltar, encerrou suas palavras.

Em outro trecho da fala, Ruy Celso diz que não substitui Rêmolo Leteriello, que se aposentou após 35 anos de magistratura, e destacou a atuação de seu antecessor.

Também declarou que uma das suas principais buscas para a nova função está em julgar com leveza.

Florence assumiu o cargo máximo da magistratura estadual por merecimento e votação unânime numa lista tríplice que era formada também pelos juízes Luiz Gonzaga Mendes Marques e Marcos José de Brito Rodrigues.

O presidente da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), Leonardo Duarte, disse que o novo desembargador do TJ/MS chama atenção da classe de advogados no Estado pelo trabalho e competência.

Já o procurador-geral de Justiça do Estado, Paulo Alberto de Oliveira, destacou característica como a garra de Ruy Celso e que, pelos atributos, vai honrar o novo cargo.

Além de desembargadores e do presidente do TJ/MS, Luiz Carlos Santini, participaram da cerimônia o governador André Puccinelli (PMDB) e o presidente da Assembleia Legislativa Jerson Domingos (PMDB).

Carreira - Ruy Celso Barbosa Florence é paulista de Aguaí. Já atuou em Aquidauana, Bonito, Paranaíba e Campo Grande.

Na Capital, foi juiz da 4ª Vara de Família e depois da Vara de Execução Fiscal Estadual de Campo Grande. Também foi presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul.

Ruy Celso foi juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, biênios 2001/2002 e 2009/2010, e atua como juiz auxiliar da Presidência desde 1º de fevereiro de 2011. Foi membro efetivo do TRE/MS, na classe juiz de direito. É doutor em Direito das Relações Sociais, mestre em Direito das Relações Sociais, especialista em Direito Penal e Criminologia, bacharel em Ciência Jurídicas e Sociais e professor da Escola Superior da Magistratura de MS.

Também é professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Direto da Universidade Anhanguera, além de ter sido o primeiro coordenador do Curso de Direito daquela universidade. É docente convidado da Escola Superior do Ministério Público de MS, da Escola Paulista da Magistratura, membro fundador da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras Jurídicas, membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

É professor do Departamento de Filosofia do Direito da PUC/Campinas, diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE/MS. Recebeu título de cidadão sul-mato-grossense da Assembleia Legislativa e título de cidadão aquidauanense da Câmara Municipal de Aquidauana.

Nos siga no Google Notícias