ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

Empreiteiras poderão participar de outras obras na Capital, diz Bernal

Alan Diógenes e Michel Faustino | 11/01/2016 16:59
Bernal disse que empreiteiras terão oportunidade de fazerem outras obras. (Foto: Fernando Antunes)
Bernal disse que empreiteiras terão oportunidade de fazerem outras obras. (Foto: Fernando Antunes)

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP) disse, na tarde desta segunda-feira (11), que as empreiteiras terão a oportunidade de participar de outras obras ainda a serem feitas na cidade, que não seja o recapamento das quatro vias do corredor sudoeste do transporte coletivo urbano. A declaração foi feita depois que o sindicato representante das empresas afirmar que tentará barrar a obra, a ser executada pelo Exército Brasileiro, alegando perdas na geração de empregos.

Em reunião na Caixa Econômica Federal para liberação de recursos, o prefeito destacou que o empreendimento também gerará empregos para o Exército na Capital. “Os militares que irão trabalhar são todos de Campo Grande, ou seja, campo-grandenses também irão ganhar na produção da obra”, argumentou Bernal.

O prefeito falou ainda que está acontecendo um “mal entendido” e deu seu recado para as empreiteiras. “É um equívoco, todos vão ter oportunidade e todos irão ganhar. Existem outras obras a serem feitas, além do recapeamento, e que poderão ser licitadas junto a essas empresas”, justificou.

A parceria com o Exército para a realização da obra, orçada em R$ 19 milhões, foi anunciada pela Prefeitura no fim do ano passado, sob justificativa de redução de 25% do custo. Do outro lado, estão os empresários alegando que a economia pretendida pelo poder público vai travar a engrenagem da cadeia que geraria até 1.250 empregos, entre diretos e indiretos, se a obra fosse executada pela iniciativa privada.

O convênio para o recapeamento também foi criticado pelas entidades que representam os trabalhadores. O Sintracom (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústria da Construção Civil e do Mobiliário de Campo Grande) e o Sinticop/MS (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústria da Construção Pesada e Afins) querem que o prefeito Alcides Bernal (PP) desista da parceria com o Exército.

Obra - Foi apresentada, no dia 28 de dezembro, a proposta para recapeamento das avenidas Bandeirantes e Marechal Deodoro e ruas Brilhante e Guia Lopes. Com o termo de cooperação, o Exército entraria com o trabalho e a possibilidade de realizar a licitação do CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), a lama asfáltica, com preço mais competitivo. Na ocasião, foi dado prazo de 468 dias úteis para término da obra e, inclusive, os militares poderão trabalhar à noite.

O recapeamento nessas quatro vias estava previsto em licitações dos corredores de ônibus. No entanto, editais foram suspensos e processos licitatórios não foram concluídos. Em 2015, chegou a ser assinada ordem de serviço em trecho de 700 metros na rua Guia Lopes, entre a Afonso Pena e Brilhante. Durante o processo, teve licitação com apenas uma participante e outras duas foram sucessivamente adiadas para que o preço fosse recomposto e atraísse mais interessados.

Nos siga no Google Notícias