ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Encontro com presença de ministro discute situação dos renais crônicos

Evento vai discutir como está as condições de tratamento da doença em Mato Grosso do Sul

Leonardo Rocha | 29/03/2019 08:25
Ministro Luiz Henrique Mandetta estará em evento na Assembleia (Foto: Alex Ferreira / Câmara dos Deputados)
Ministro Luiz Henrique Mandetta estará em evento na Assembleia (Foto: Alex Ferreira / Câmara dos Deputados)

A Assembleia realiza nesta tarde (29), a partir das 14h, o 1º Encontro Público-Privado sobre “Doença Renal Crônica”, que terá a participação de especialistas, pessoas que sofrem com a doença, assim como profissionais que trabalham na área. Está confirmada a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no evento.

A discussão foi proposta pelo deputado Antônio Vaz (PRB), e está sendo organizada pela SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia). Entre os convidados para debater o tema está representantes da ABCDT (Associação Brasileira de Centros de Diálise e Transplante) e Associações dos Pacientes Portadores de Doença Renal Crônica do Mato Grosso do Sul.

O deputado disse que o assunto precisa entrar em pauta porque existe uma “crise” na terapia renal substitutiva, devido à falta de recursos. “Existe a necessidade de implantação de tratamento e prevenção da doença renal crônica”, ressaltou o parlamentar, sobre os motivos do evento.

Segundo informações da SBN, a doença renal crônica causa pelo menos 2,4 milhões de mortes no mundo por ano. O assunto também entrou em pauta porque na segunda quinta-feira de março é considerado o “Dia Mundial do Rim”. O encontro na sede do Legislativo que aumentar a conscientização sobre a doença e debater melhorias no tratamento.

Nos siga no Google Notícias