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Campo Grande, Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018

01/01/2018 08:31

Esperando um eleitor mais consciente, políticos listam o "essencial" para 2018

Temas como ética, verdade, experiência e proatividade são citados por lideranças de MS como aspectos que o eleitorado levará em consideração na hora de votar

Humberto Marques e Leonardo Rocha
Eleitores voltam às urnas em 2018; classe política aposta em votantes conscientes. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)Eleitores voltam às urnas em 2018; classe política aposta em votantes conscientes. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Denúncias sobre desvios de verbas, operações para dar andamento a inquéritos, guerras de liminares, prisões e habeas corpus. O que poderia ser o resumo de um noticiário policial, mais uma vez, rodeou integrantes da classe política brasileira em 2017. Fatos que ajudaram a escancarar a indignação de setores da sociedade e a descrença nos representantes do povo, e que prometem ser obstáculos a serem superados para quem deseja se apresentar perante o eleitorado de olho em um mandato a partir de 2019.

Agentes políticos ouvidos pelo Campo Grande News apontaram, em maioria, que a aposta dos políticos precisa ser voltada a velhos conceitos, nem sempre seguidos. Integridade, falar a verdade, ética e coerência são alguns dos expediente que, para eles, devem ser adotados não apenas no período da campanha, mas no cotidiano.

“Integridade não se vende, se conquista. E os candidatos não vêm com uma tarja na testa dizendo se são honestos ou não, até porque, se fosse obrigatório, todos colocariam”, afirmou o prefeito Marquinhos Trad, liderança do PSD estadual e que, embora afirme não ser candidato, deve ter participação nos debates. Para ele, com a difusão de informações, o eleitor se tornou mais consciente sobre quem almeja mandatos.

Para Marquinhos, eleitor sabe da conduta dos agentes políticos. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)Para Marquinhos, eleitor sabe da conduta dos agentes políticos. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)

Realismo – “O eleitor sabe, na maioria das vezes, a conduta de cada um que postula um cargo público. Histórico, escândalos, denúncias, os nomes das pessoas que o rodeiam no seu grupo. E eu acredito que o eleitor vai saber diferenciar cada um deles, que denúncias são falsas e que fatos são usados para denegrir a imagem das pessoas”, ponderou Marquinhos. “O eleitor terá mais cuidado e uma probabilidade maior de acertar do que de errar na próxima eleição”.

João Rocha (PSDB), vereador e presidente da Câmara, concorda. “O eleitor está mais maduro e equilibrado, sem radicalismos ou extremismos”, afirmou. “O falso puritanismo não cabe mais, porque a população está mais realista e menos iludida”.

Ainda segundo o parlamentar tucano, quem tiver uma postura mais proativa sairá em vantagem. “Para se pedir e conquistar o voto da população neste cenário é importante que o agente político tenha coerência e ética, que não apenas fala e promete, mas faz”. Para Rocha, o eleitor “não está mais apegado aos grandes discursos, e sim ações concretas que forem feitas, se chegaram os serviços públicos na sua porta. É falar menos e agir mais, mostrar transparência e coerência”.

Puccinelli afirma que verdade e folha de serviços serão pesadas pela população. (Foto: Marcos Ermínio)Puccinelli afirma que verdade e folha de serviços serão pesadas pela população. (Foto: Marcos Ermínio)

No olho do furacão em 2017, André Puccinelli, presidente regional do PMDB, aposta na verdade ao se colocar na frente do eleitor. “A melhor forma de conseguir a confiança é falando a verdade sobre os questionamentos que forem feitos durante a campanha. Mostrando que muitas denúncias feitas sobre mim, por exemplo, tratam-se de peerseguição política”, emendou, lembrando das denúncias que surgiram contra si na Operação Lama Asfáltica.

Confiante nessa tese, Puccinelli reforça ainda a tese de que a folha de serviços também será pesada pelo eleitorado. “Entendo que não vai existir tanta dificuldade para conversar com os eleitores. Até porque muitos conhecem o trabalho que fizemos”. O emedebista aponta ser vital motivar o eleitorado, pois “o desânimo da população com a política é muito ruim para a democracia”.

Comunicação e conjunção – Ao contrário das demais lideranças, o deputado federal e presidente regional do PT, Zeca do PT, não vê os eleitores desanimados ou descrentes em relação aos políticos. “Apenas alguns setores manifestam essa situação, não passam de 10% a 15%”, ponderou. “Tenho andado bastante pelas cidades e, ao contrário, todos estão muito motivados para as eleições de 2018”.

Zeca também ataca a postura de críticas sobre os representantes eleitos. “Criticar e dizer que todos os políticos não prestam é uma grande besteira”, salientou.

Zeca do PT afirma que capacidade de comunicação será importante em campanha que tende a ter menos recursos. (Foto: Arquivo)Zeca do PT afirma que capacidade de comunicação será importante em campanha que tende a ter menos recursos. (Foto: Arquivo)

O petista aposta que a capacidade de comunicação com o eleitorado será determinante em uma campanha que promete ser diferenciada –com blindagens legais que prometem impedir o despejo de dinheiro em projetos eleitorais. “Teremos uma campanha atípica, pois não haverá financiamento empresarial. Assim, vai ficar na frente quem tiver mais capacidade de se comunicar com o povo para ter sucesso”.

Apostar em apenas um aspecto, porém, pode ser um erro. Marquinhos salienta que o eleitor buscará um conjunto de atributos na hora de escolher seu candidato.

“A capacidade administrativa é muito importante, mas sem ingredientes de boa conduta e ética não funciona. É a soma desses dois fatores. A competência e preparo, a técnica, a maneira de lidar com a equipe”, explicou o prefeito, finalizando com um comparativo. “O que é mais importante para um pássaro: sua asa direita ou esquerda? Se uma delas faltar ele não voa. Precisa das duas”.



Se depender do meu voto, voces politicos vão ter muito que conversar comigo
 
Eraldo Afonso Bento Afonso em 01/01/2018 18:57:21
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