ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Estados definem compra compartilhada de medicamentos para baratear custo

Paulo Nonato de Souza | 06/12/2017 16:14
O governador Reinaldo Azambuja, da direita para esquerda, durante a reunião do Fórum de Governadores do Brasil Central, nesta uarta-dfeira em Brasília (Foto: Divulgação)
O governador Reinaldo Azambuja, da direita para esquerda, durante a reunião do Fórum de Governadores do Brasil Central, nesta uarta-dfeira em Brasília (Foto: Divulgação)

Compra de medicamentos de alto custo em conjunto, como forma de reduzir o investimento. É o procedimento adotado pelos sete estados que integram o Fórum de Governadores do Brasil Central (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Rondônia e Maranhão) em acordo fechado nesta quarta-feira (6) em Brasília, na última reunião do grupo em 2017.

A ideia é fazer um pregão eletrônico para elaborar ata única de registro de preços, que será compartilhada entre os estados e o Distrito Federal. A expectativa é de a medida vai permitir a compra mais barata de medicamentos. A medida será colocada em prática a partir de janeiro de 2018.

Na avaliação do governador de Mato Grosso do Sul, a adoção da compra conjunta de medicamentos é o primeiro passo para o entendimento no sentido de adotar também a compra compartilhada de produtos.

“Temos essas conquistas, mas ainda há uma pauta conjunta a todo vapor, incluindo outros acordos a serem finalizados. Temos também a pauta da compra compartilhada de produtos, que está iniciando com os medicamentos, mas a proposta é estender a outros segmentos”, comentou o governador sul-mato-grossense.

Segundo ele, o Fórum trouxe uma série de avanços que só foram possíveis graças a unidade dos governos e a discussão de uma política de integração regional conjunta nas áreas de segurança pública, saúde, inteligência, projetos, contratos e procedimentos. “O Fórum deu impulso para a renegociação das dívidas dos estados e os avanços no recebimento de dívidas que a União tem com os estados”, comentou.

Na área legislativa, frisou Azambuja, será preciso avançar com o FEX (Fundo Federal de Compensação com as Perdas da Lei Kandir] e a PEC [Proposta de Emenda Constitucional] dos Precatórios que tramita já em segundo turno na Câmara Federal.

“Temos que definir as alíquotas unificadas do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) entre os estados do Brasil Central, e essa proposta foi apresentado hoje”, revelou ele.

Além do sul-mato-grossense Reinaldo Azambuja, a reunião desta quarta-feira em Brasília teve a participação dos governadores do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; de Goiás, Marconi Perillo; de Mato Grosso, Pedro Taques; de Rondônia, Confúcio Moura; e de Tocantins, Marcelo Miranda, além do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão.

Histórico – O Fórum foi criado em 3 de julho de 2015 com o objetivo de fomentar o crescimento individual e regional dos estados. Durante a reunião desta quarta-feira em Brasília, o grupo elegeu o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, como o novo presidente. Ele assume o lugar do governador de Goiás, Marconi Perillo. A previsão é de que o primeiro encontro de trabalho de 2018 será realizado em Goiânia.

Nos siga no Google Notícias