ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

Estatuto da Juventude deve ser votado ainda em março, afirma Moka

Nadyenka Castro | 12/03/2013 18:05
Senador Moka e senador Paulo Paim, na audiência pública. (Foto: Divulgação)
Senador Moka e senador Paulo Paim, na audiência pública. (Foto: Divulgação)

O Estatuto da Juventude deve ser votado ainda em março pelo Senado. A afirmação é do senador Waldemir Moka (PMDB-MS), presidente da Comissão de Assuntos Sociais.

O anúncio foi feito pelo senador durante a audiência pública realizada na Comissão, nesta terça-feira, para debater a proposta com representantes de órgãos do Governo e entidades ligadas à juventude.

O Estatuto estabelece diretrizes de políticas específicas para a os jovens, cria o Sistema Nacional de Juventude, além de regras para acesso a espetáculos culturais, expedição da carteira estudantil, concessão de meia-entrada e reserva de assentos no transporte interestadual.

A maior discussão em torno do Estatuto é sobre a idade. O relator do projeto na Comissão, senador Paulo Paim (PT-RS) chegou a anunciar a faixa etária entre 15 e 29 anos, acompanhando a recomendação da Convenção Iberoamericana de Juventude e o parecer do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça.

No entanto, participantes da audiência pública argumentaram que pode haver sobreposição de legislações, pois o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) considera como adolescência pessoas entre 12 e 18 anos. “Há uma discordância em relação à idade de 15 anos para o começo da juventude”, defendeu a assessora da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Izabel da Silva.

Moka pediu o consenso para que se chegue a um acordo antes da apreciação da matéria, marcada para o próximo dia 27. “Fiz parte da geração que lutou pela democracia e pela garantia do debate. De lá para cá, avançamos muito e quando não conseguimos o diálogo consensual, podemos definir democraticamente pelo voto”, ponderou o senador.

O projeto - O texto original foi elaborado em 2004 pela Comissão Especial da Juventude da Câmara dos Deputados e chegou ao Senado em 2011, onde já foi aprovado com emendas pela Comissão de Constituição e Justiça, em fevereiro do ano passado.

Esta é a segunda audiência pública sobre o tema realizada na CAS. A primeira aconteceu recentemente, no dia 18 de dezembro de 2012, em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.

Pelo calendário de debates, o estatuto será discutido nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul e o relator continuará a debater com as entidades representativas até a próxima semana.

O senador Moka lembrou que, durante a última convenção Nacional da Juventude do PMDB, o presidente do Senado, Renan Calheiros, garantiu a centenas de jovens presentes que vai priorizar a aprovação do Estatuto da Juventude. “E, se depender de mim, será votado na Comissão o mais rápido possível”, avisou.

Nos siga no Google Notícias