A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

20/02/2011 08:46

Ex-governador Wilson Martins abre mão de pensão polêmica

Fabiano Arruda

Benefício de 24 mil reais será cancelado

O ex-governador Wilson Barbosa Martins (PMDB), que governou o Estado por dois mandatos, decidiu abrir mão da pensão vitalícia destinada a ex-chefes do executivo estadual. O pagamento é alvo de polêmica por todo País.

Wilson pediu o cancelamento do benefício de 24 mil reais em uma carta enviada ao governador André Puccinelli, segundo reportagem publicada pelo jornal Correio do Estado.

Com exceção de Londres Machado (PR), que foi governador em caráter temporário, e de Zeca do PT, que teve a pensão cassada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), todos os ex-governadores de Mato Grosso do Sul que estão vivos recebem pensão vitalícia.

A pensão é paga sem que o governador tenha contribuído, como é exigido do cidadão comum. O dinheiro sai diretamente dos orçamentos estaduais e, quando eles morrem, as viúvas passam a receber.

Na lista dos Estados que pagam pensão vitalícia aos ex-governadores estão ainda Santa Catarina, Sergipe, Paraná, Amazonas, Pará, Rio Grande do Sul, Piauí, Ceará e Maranhão. Estes nove Estados são os que estão na mira da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que vai contestar no STF as leis que criaram o benefício.

Ainda recebem pensão vitalícia os ex-governadores Marcelo Miranda, Pedro Pedrossian.

A viúva do senador Ramez Tebet também tem o benefício até hoje. Ramez ficou no comando do governo por exatamente 1 ano.

Pedrossian recebe duas pensões: uma por Mato Grosso e outra por Mato Grosso do Sul. Ele é o único político a acumular pensões vitalícias de dois Estados.

Ele foi governador do Mato Grosso uno, de janeiro de 1966 a março de 1971. Mato Grosso do Sul foi criado em 1977. Depois, Pedrossian governou Mato Grosso do Sul por dois mandatos (1980-82 e 1991-94). Somadas, as pensões superam R$ 40 mil/mês.

Amélia França Santana Costa, esposa do primeiro governador de Mato Grosso do Sul, Harry Amorim Costa, também recebeu o benefício, que foi extinto em outubro de 2004, com a morte dela.

Presidente Michel Temer deve ter alta na manhã desta sexta-feira
O presidente Michel Temer deverá ter alta hospitalar na manhã desta sexta-feira (15), informou o médico Roberto Kalil Filho, que coordena os cuidados...
Interrogatório de Lula na Operação Zelotes é marcado para fevereiro de 2018
A Justiça Federal em Brasília marcou para o dia 20 de fevereiro de 2018 os interrogatórios do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu filho ...


Nosso querido governador, Wilson Martins, nunca me enganou!Hoje vejo que ainda,sóbrio, continua o bom moço que foi a vida toda.Sentado em sua cadeira, na varanda de sua casa na 15, o velho Wilson ouve o clamor dos opositores e, já que lhe estão cobrando talvez precisem desse dinheiro pra pagar o a pensão do André,não quer mais o beneficio.Tem certeza que já viveu muito bem seus noventa anos, e nos deixa esses bons exemplos de vida. Parabens,governador!!!
 
samuel gomes-Campo Grande em 20/02/2011 12:40:11
O gesto do Dr Wilson Barbosa foi de grandeza e merece aplausos. Contudo, o recebimento da pensão vitalicia continua legal para aqueles ex-governadores que adquiriram o direito antes da edição da carta política de 1988. Portanto, não há que se discutir o assunto.
 
wanderlei brauna em 20/02/2011 12:28:54
O governador Wilson Barbosa Martins, como sempre, provou porque é um homem respeitado por todos. Tomara que os outros governadores sigam o seu exemplo.
 
Rossine Benício Rodrigues em 20/02/2011 12:23:59
Parabéns ex-governador, mostrou que uma pessoa decente. Na minha opinião, todos os ex-governandores deveriam seguir o seu exmplo. Num país, onde o trabalhador tem que ter o tempo de contribuição, mais a idade, para se aposentar e quanto, um dos casos, não for suficiente para atingir o ator participativo é preciso pagar pedágio, nós ficamos indignados com este tipo de aposentadoria.
 
Antonio Fernandes em 20/02/2011 10:50:59
No meu ponto de vista, uma lei foi apreciada, votada e aprovada por parlamentares que foram eleitos pelo povo, embora qualquer pessoa que tem olhos e ouvidos e raciocinio normal sabe como ser e o que tem que fazer para ser um representante do povo, dispensa comentarios e vamos ao que nos interessa; Seria considerado "louco" nao querer receber 20 ou ate 40 mil como é um dos casos eu se tivesse esse direito aceitaría e até faria doações para pessoas que realmente necessitam, nao para vagabundos desocupados que nada faz para sair da miseria, é bom que fique entendido que doaria parte da pensao, porque o dinheiro para quem tem saude e vive em paz é 99%. é o meu nte .ponto de vista e respeito qualquer outro que pensa diferente.
 
Jair Roque em 20/02/2011 10:41:09
È mais fácil se juntar a eles e tentar a candidatura, pois contra eles não tem jeito.
O povo brigando por 20 reais de aumento por mês, e eles ganhando 20 mil...
È muita falta de consideração!!!
 
Munir Azambuja em 20/02/2011 10:07:10
Parabens ao DR. Wilson B. Martins, pela posição de homem digno e pela decisão tonada.



ney
 
zildeneis salviano em 20/02/2011 09:16:12
Parabéns, todos deveriam fazer o mesmo!
 
orlei martins barbosa em 20/02/2011 04:12:52
É brincadeira.... começa mamando, vive mamando e morre mamando!(será que voltará mamando) é o fim da picada............
 
orlei martins barbosa em 20/02/2011 03:51:04
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions