ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Política

Fábio Trad diz que afastar Bernal agora seria “punição antecipada”

Zemil Rocha | 15/10/2013 16:24
Fábio espera que comissão seja "imparcial e serena" para dar respostas ao povo (Foto: arquivo)
Fábio espera que comissão seja "imparcial e serena" para dar respostas ao povo (Foto: arquivo)

O deputado federal Fábio Trad (PMDB) não vê necessidade do afastamento do prefeito Alcides Bernal (PP) do cargo para que a Comissão Processante instalada hoje faça seu trabalho investigatório sobre as denúncias de infrações político-administrativas. No plano federal, a lei 1.079/50 prevê o afastamento do presidente da República caso seja aceito pelo Parlamento o processo de impeachment, o que não acontece no plano municipal, sob a égide do Decreto-Lei 201/64.

Indagado se não seria prejudicial o não-afastamento do prefeito, Fábio Trad opinou negativamente. “Penso que não. Está-se em uma situação de formação de culpa e não culpabilidade formada”, argumentou. “Afastamento antecipado seria punição antecipada daquele que alcançou o poder pelo voto popular”, acrescentou.

Para Fábio, a disposição legal que prevê afastamento do presidente da República tem como razão de ser a garantia de não interferência do chefe do Executivo na colheita da provas. “Nesse caso do prefeito, nós cremos que a colheita probatória vai acontecer conforme os ditames da lei”, afirmou. “Não há necessidade dessa providência de cunho cautelar”, emendou o parlamentar.

Ao final das investigações da Comissão Processante, provada a ilegalidade, Fábio entende que aí sim “a consequência é a cassação definitiva, sob pena de prevaricação dos membros que formam a Câmara”.

Sem surpresa – O deputado Fábio Trad não se surpreendeu com o placar de 21 votos a oito pela abertura de processo de cassação contra o prefeito Alcides Bernal. “Não me surpreendeu, porque eu tinha a expectativa de que esse número seria entre 20 a 22 votos”, informou.

A criação da Comissão Processante na Câmara de Campo Grande, para Fábio Trad, é um “fato digno de registro”, não chegando porém a ser de relevância histórica. “Fato histórico mesmo é se houver comprovação de ilicitude com consequente cassação”, apontou.

Trad espera que a Comissão Processante aja de forma “imparcial, serena para que população de Campo Grande usufrua do direito de saber o que aconteceu nesses meses da gestão do prefeito Alcides Bernal”.

Nos siga no Google Notícias