ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Fabio Trad prevê avanços com aprovação de CPC e Orçamento Impositivo

Zemil Rocha | 27/08/2013 17:41
Fábio Trad foi presidente da comissão da Câmara que discutiu o novo CPC (Foto: Arquivo)
Fábio Trad foi presidente da comissão da Câmara que discutiu o novo CPC (Foto: Arquivo)

O deputado federal Fábio Trad (PMDB) considera que o País terá grandes avanços com a aprovação do novo Código de Processo Civil (CPC) e do Orçamento Impositivo, ambas matérias que voltam a ser discutidas a partir de hoje na Câmara Federal.

O projeto do novo Código de Processo Civil (PL 8046/10,apensado ao PL 6025/05), que estabelece regras para a tramitação da maioria dos processos em andamento no Judiciário, com exceção dos criminais, tem como principal objetivo acelerar o julgamento das ações. A proposta surgiu do trabalho

Fruto do trabalho de uma comissão de juristas do Senado em 2009 e aprovada em comissão especial da Câmara, presidida por Fabio Trad, em julho, a proposta de novo CPC traz como uma das novidades a criação de mecanismos para lidar com o aumento de pedidos semelhantes e demandas de massa. Atualmente, excetuando os processos de direitos difusos e coletivos, todas as ações são individuais e recebem decisões autônomas. Com o texto proposto, ações com o mesmo pedido poderão ser agrupadas e decididas de uma só vez. É o caso, por exemplo, de demandas relativas a contratos de adesão (ações contra empresas de telefonia, gás, luz etc).

"O trabalho de toda a comissão, e dos juristas que nos auxiliaram, culminou no aperfeiçoamento técnico deste código que é moderno e vai simplificar o procedimento das ações, dando mais agilidade a Justiça”, afirmou Fábio Trad. “O CPC visa destacar a participação das partes.O objetivo primordial é resolver os problemas das pessoas que apelam ao judiciário”, acrescentou.

Já a Proposta de Emenda à Constituição do Orçamento Impositivo (PEC 565/06), que deve ser votada em segundo turno, torna obrigatória a execução orçamentária e financeira das emendas parlamentares ao Orçamento até o total global de 1% da receita corrente líquida realizada no ano anterior. A PEC foi aprovada em primeiro turno por 378 votos a 48 e 13 abstenções.

Em caso de necessidade de contingenciamento devido ao não cumprimento da meta de superávit primário, conforme a PEC, as emendas parlamentares serão cortadas em percentual igual ou inferior ao que incidir sobre as despesas discricionárias, ou seja, aquelas que o governo pode optar por não executar.

“Será a extinção do vereador federal, do político emendeiro, extinguirá a misteriosa lista de (in)fidelidade como guia de governabilidade. Será um duro golpe ao presidencialismo de coalizão, pragmático e desideologizado”, opinou Fábio Trad. “Contribuirá para a elevação do nível do debate político da Câmara Federal e legitimará as alianças por ideias e ideais, não mais por interesses menores”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias